Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

06 outubro 2010

NAAN - Pão Indiano

Mais uma VIAGEM COM SABORES aqui no TUDO NA PANELA! Em parceria com o blog CAFÉ NO MUNDO, a viagem de hoje te leva até a Índia! Um país cheio de significados, tradições, cheiros e sabores. O país das especiarias e de muitas histórias, perfeito para pessoas que gostam de cultura e conseguem se desligar de seus preconceitos, de sua cultura e criação, do que parece ser certo ou errado!
Eu tive dezenas de oportunidades de viajar para lá, mas a combinação Índia x férias não é para mim. No entanto, sou louca pela combinação Índia x Gastronomia, realmente amo a culinária indiana!
A Mari te ajuda a descobrir se a Índia é seu destino numa próxima viagem! E aqui no TUDO NA PANELA a gente te ajuda a conhecer um pouco mais sobre a maravilhosa cozinha deste país. Para isso, hoje trazemos os Naan, um pão tradicional preparado com farinha, água e iogurte, e que serve como acompanhamento.
Para quem não sabe, na Índia as pessoas comem com as mãos, sem talheres, e o pão é usado como veículo nas refeições principais, para pegar os vegetais e/ou carne (geralmente de frango ou carneiro) e seu molho.
O problema de se preparar o Naan em casa é o modo de assá-lo. Na Índia este pão é assado no Tandoor, um forno cilíndrico, aquecido com o uso de carvão. A massa do Naan é colocada nas paredes do forno e em apenas alguns segundos está pronta, já que a temperatura interna é altíssima. Por este motivo, as pessoas desenvolveram diversas formas para preparar o Naan em casa. Nós utilizamos duas técnicas e contaremos o resultado para você. Não vou mentir que o Naan preparado no Tandoor é muito melhor, mas é possível fazer em casa e fica muito saboroso e macio, assim como o original. Olhem só!


Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento seco
- 2 colheres (sopa) de água morna
- 2 colheres (sopa) de leite morno
- 2 colheres (sopa) de iogurte (usamos o grego)
- 1 pitada de sal
- 1 fio de óleo
- meia colher (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

- Numa tigela coloque a farinha e o fermento.
- Abra um buraco no meio e coloque a água, o leite, o iogurte, o sal, o óleo e o açúcar.
- Vá misturando com a farinha.
- Trabalhe bem a massa até que fique homogênea. Se necessário acrescente um pouco mais de leite, aos poucos, até obter o ponto desejado: massa homogênea, macia, que não grude nas mãos.
- Faça uma bola com a massa, acomode-a na assadeira e cubra com um pano limpo. Deixe a massa descansar em local quentinho por cerca de 30 minutos.
- Divida a massa em 5 partes iguais. Faça uma bolinha com cada parte. Abra com um rolo até que fique bem fina.

Modo de assar:
1) No forno: preaqueça o forno em temperatura máxima (se tiver grill, deixe ligado) e coloque a grelha no ponto mais alto de seu forno. Coloque a massa aberta sobre a grelha e deixe assar por cerca de 3 minutos ou até que o pão tenha formado bolhas e esteja dourado.
2) Na frigideira: pincele uma frigideira com óleo e aqueça bem. Acomode a massa aberta e doure ambos os lados.

- Sirva pincelado com manteiga derretida, acompanhando pratos indianos. Nós já ensinamos alguns aqui:
*Chicken and Red Pepper Masala
*Chicken Masala
*Lombinho Indiano

- Rendimento: 5 pães
- Tempo de preparo: cerca de 40 minutos
- Grau de dificuldade: ääää

Um comentário :

Anônimo disse...

Adoreiii!!! Deve ficar demais! Vou experimentar e depois aviso como ficou! E parabéns pelas dicas sempre incríveis para incrementar nosso cardápio! Cozinhar ganha ainda mais graça com você!
Beijos
Mari