Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

MEDIDAS CASEIRAS

Algumas pessoas têm me revelado certa dificuldade com as medidas caseiras. Por este motivo, o Post de hoje não é uma receita, mas uma pequena aula de como seguir as receitas sem errar nas quantidades. Em preparações simples essas medidas não fazem muita diferença, mas em pratos mais delicados (como, por exemplo, uma massa de torta) a quantidade errada de algum ingrediente pode "desandar" toda a preparação.


Você sabe o que é medida caseira? É uma forma de medir os alimentos sem precisar utilizar balança ou qualquer outro equipamento que faça uma mensuração exata. A maioria das pessoas está sempre correndo e o ato de cozinhar acaba sendo o último item de sua lista de prioridades. Ou seja, são pouquíssimas as pessoas que terão uma balança em sua cozinha e pesarão ingrediente por ingrediente.
Além disso, uma colher de sopa minha certamente não será igual à sua. Quando a receita indica "1 copo" de farinha, qual o tamanho de copo que devemos usar? Assim, para facilitar ainda mais as "medidas caseiras" existem utensílios chamados medida-padrão. Estes podem ser: colher (sopa, chá, etc), xícara, medidor de líquidos, entre outros.

O TUDO NA PANELA utiliza estas medidas no preparo das receitas. Desta forma, para que você não erre no preparo, seria interessante você ter o seu kit em casa. Esses utensílios não são caros e facilitam a sua vida na cozinha.


 Como utilizar esses utensílios? Para utiliza-los corretamente, nós dizemos que a medida certa é a medida-rasada. Ou seja, esqueça aquela colher ou xícara de mãe. A medida certa é a do alimento ocupando até a borda do utensílio, sem ultrapassar e sem faltar. Uma técnica boa para não errar é:
- encha a colher ou a xícara com o ingrediente desejado.
- dê uma leve batidinha no fundo para o ingrediente se acomodar.
- preencha novamente se não tiver sido suficiente.
- tenha certeza de que o alimento não está ultrapassando a borda (passe uma faca, por exemplo, para retirar o excesso).

As medidas internacionais destes utensílios-padrão são:

COLHER:
. 1 colher (sopa): 15 ml
. meia colher (sopa): 7,5 ml
. 1 colher (chá): 5 ml
. meia colher (chá): 2,5 ml

XÍCARA:
. 1 xícara (chá): 240 ml
. meia xícara (chá): 120 ml
. 1/3 xícara (chá): 80 ml
. 1/4 xícara (chá): 60 ml

Parece trabalhoso, mas não é. Você apenas substituirá um utensílio simples por um padrão e terá certeza de que sua receita dará certo no final!