Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

04 agosto 2010

KEBAB COM FALAFEL ACOMPANHADO DE MOLHO DE IOGURTE

O TUDO NA PANELA tem o prazer de inaugurar hoje uma nova coluna no blog e acho que vocês vão adorar! Quando a gente pensa em viajar, além dos destinos maravilhosos que vamos vivenciar, logo vem à cabeça o que? Gastronomia, as delícias locais que vamos saborear. Por este motivo o TUDO NA PANELA, em parceria com o CAFÉ NO MUNDO, traz uma nova coluna: VIAGEM COM SABORES. O CAFÉ NO MUNDO é um blog super legal e atual que traz opções muito bacanas de destinos para a sua viagem. A Mari conhece os melhores hotéis, os pontos turísticos mais importantes, as peculiaridades de cada cidade e traz dicas que geralmente apenas as pessoas locais conhecem.
A nossa primeira parada será a Turquia! A Mari preparou um guia delicioso pra quem pretende ir para este país cheio de charme e história.Para ver a materia, clique aqui.
A contribuição do TUDO NA PANELA é deixar vocês com mais vontade de viajar pra lá, te ajudando a saborear desde a sua casa as maravilhas Turcas. A nossa sugestão é um Kebab com Falafel acompanhado de um Molho de Iogurte.
O Kebab é um prato muito típico na Turquia e em outros países mediterrâneos, além de países com forte imigração Turca, como a Alemanha e a Áustria. São espetos de carne, peixe ou camarões, podendo ou não ser intercalados por vegetais e assados no forno ou em churrasqueira. Na Alemanha, por exemplo, existe o Döner Kebab, uma adaptação da receita original em que são utilizadas fatias de carne assadas num espeto grande. É servido fatiado em pão Pita acompanhado de molho e salada (estilo 'churrasquinho grego' no Brasil).
Já o Falafel é um bolinho a base de grão de bico, muito bem temperado e geralmente acompanhado de molho de iogurte ou hommus, pão pita, tahine (pasta de gergelim) e salada.
Viaje com a gente!


Ingredientes:

Kebab:
- 2 filés grandes e grossos de peito de frango
- 1 pimentão cortado em cubos grandes (o de sua preferência)
- 1 cebola roxa média cortada em cubos grandes
- 2 colheres (sopa) de coentro picadinho
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pimenta chili sem sementes picadinha
- suco de 1 limão

Falafel:
- 1 xícara (chá) de grão de bico já cozido (usamos de lata)
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- meia cebola pequena picadinha
- 3 dentes de alho amassados
- 1 pimenta chili sem sementes picadinha
- suco de meio limão
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (chá) de cominho
- 2 a 3 fatias de pão de fôrma
- óleo para fritar

Molho de Iogurte:
- 1 pote de iogurte neutro (200 g)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Kebab:
- Numa tigela coloque os cubos de frango, o pimentão e a cebola. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Junte o coentro e a pimenta chili e envolva bem todos os ingredientes.
- Deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Passado o tempo de descanso, molhe alguns espetos de bambu (principalmente se fizer na churrasqueira para que não peguem fogo).
- Espete os ingredientes do Kebab, intercalando o frango com o pimentão e a cebola. Esta quantidade rende 4 espetos.
- Formas de assar: ou acomode os espetos numa assadeira e leve ao forno médio (180oC), preaquecido, até que estejam bem dourados (25 - 30 minutos) ou coloque na churrasqueira e deixe até dourar bem (em ambos os casos vire os espetos para que todos os lados fiquem douradinhos).

Falafel:
- Amasse o grão de bico formando um purê (amassamos com o auxílio de um garfo; se quiser bata ligeiramente no liquidificador ou processador).
- Junte o coentro, a salsinha, a cebola, o alho, a pimenta chili, o cominho e o suco de limão. Misture bem.
- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Mergulhe rapidamente as fatias de pão em uma tigela com água (não deixe encharcar) e junte à pasta de grão de bico, esfarelando com as mãos até formar uma massa unida e que dê para enrolar na palma da mão (comece com 2 fatias de pão, se não for suficiente para conseguir a textura, adicione mais uma).
- Numa panela pequena aqueça cerca de 3 dedos de óleo (o ponto certo é, ao mergulhar um palito de madeira, formam-se bolhas ao seu redor). Modele cerca de 2 colheres (sopa) de massa formando bolinhas e acomode-as no óleo. Vá virando delicadamente para dourar todos os lados. Frite aos poucos para não quebrarem.
- Quando bem douradas, retire-as do óleo e coloque-as sobre papel toalha.

Molho de Iogurte:
- Na tigela em que será servido, junte o iogurte com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto.

- Sirva o Kebab acompanhado do Falafel e do Molho de Iogurte.

- Rendimento: 2 pessoas (2 espetos, 4 bolinhos e molho a vontade para cada pessoa)
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora
- Grau de dificuldade: ääää

4 comentários :

Anônimo disse...

Eu adorei a idéia! Culinária e viagem andam juntas. Adorei conhecer o cafe no mundo também! um abraço Maria Rita

MiriamK disse...

Bacana a ideia! Parabéns!

Anônimo disse...

Oi Carol, quanto ao Kebab OK, mas qto ao falafel, nada a ver. O falafel no oriente médio: Egito,Siria, Israel, Libano, pode ser feito tanto com favas, grão de bico, ou a mistura dos dois, mas com os grãos crus, não cozidos! Igual ao nosso Acarajé.
Os grãos são deixados de molho, de um dia p/ o outro. No dia seguinte, escoa-se a água e os grãos são moidos ou passados pelo processador, juntamente com uma cebola média (p/ 500g de grãos)10 dentes de alho grandes, um maço de salsinha e cebolinha (tudo,folhas e talo)uma colher de sobremesa de cominho moido, duas de sementes de coentro moido, sal e pimenta dedo de moça a gosto. Moer tudo até formar uma pasta, fazer bolinhos achatados e fritar em óleo quente.
Este é o falafel legítimo! No Cairo ele é conhecido também como Ta'meiah. Salamat!!!!!!!

Ana Carolina disse...

Olá! Obrigada pelas informações e por nos atualizar do jeito certo de fazer. Faz super sentido a receita ser parecida com o nosso acarejá. Esta receita eu tirei de vários outros sites que fazem desta forma. E fica gostoso também! Já comi Falafel original e o sabor é bem parecido com esta receita. Abraço!