Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

10 dezembro 2009

CAROLINAS RECHEADAS COM DOCE DE LEITE CASEIRO

Hoje o TUDO NA PANELA traz uma das minhas receitas favoritas: Carolina Recheada! Essa receita é um perigo, a começar pelo nome (ops!). Na França é chamada de Profiterole e lá é tão famosa quanto o Brigadeiro para os brasileiros.
Já que é impossível comer apenas uma, melhor prepará-las em tamanho grande, para dar uma certa dor na consciência na hora de repetir!
A gente te ensina a massa, mas o recheio é apenas uma sugestão, podendo variar desde o doce de leite, até um creme de chocolate ou de baunilha, sorvete, morango com chantilly, com caldas diversas, enfim, infinitas possibilidades! Lembrando que, para quem está fora do Brasil e não dispensa Carolinas Recheadas com Doce de Leite, o TUDO NA PANELA já ensinou a receita deste doce caseiro. Para vê-la, clique aqui.


Ingredientes:

- 3/4 de xícara (chá) de água
- 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 3 ovos inteiros

- doce de leite para rechear
- canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

- Numa panela (de preferência antiaderente) coloque a água para ferver junto com o açúcar.
- Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez, mexendo rapidamente até formar uma bola de massa homogênea. Cozinhe esta massa, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela.
- Retire a panela do fogo.
- Adicione os ovos, um a um, misturando bem a cada adição (só adicione o próximo ovo quando o anterior já estiver completamente misturado à massa).
- Dica: você pode fazer isto na mão, com uma colher de pau. Mas, para quem tem batedeira com pás para pães e massas em geral, utilize esta opção. É muito mais fácil e rápido.
- Coloque a massa num saco de confeitar com o bico de sua preferência (se você não tiver nem saco nem bico de confeitar, coloque num saco plástico próprio para alimentos, corte uma das pontas e prossiga da mesma forma).
- Numa assadeira antiaderente (ou forrada com papel manteiga) modele as Carolinas, fazendo um caracolzinho com a massa (fizemos com cerca de 3,5 cm de base). Deixe um espaço de 2 a 3 centímetros entre cada Carolina, pois ela cresce bastante.
- Leve a assadeira ao forno médio (180oC), preaquecido, por cerca de 20 a 30 minutos ou até que as Carolinas estejam crescidas e douradas.
- Corte as Carolinas ao meio, sem ir até o final. Recheie com o Doce de Leite.
- Polvilhe com a canela em pó.

- Rendimento: 12 unidades grandes
- Tempo de Preparo: cerca de 50 minutos
- Grau de dificuldade: äää

Tags: sobremesa, carolina, bombinha recheada, profiteroles, dificuldade média.

5 comentários :

Silvia Custódia disse...

Puxa, ficou mesmo muito bonita essa sua apresentação de Natal. Estamos esperando , depois do seu recesso de final de ano, as novas receitas de 2010. Por enquanto, vamos aproveitar sua companhia e, quem sabe, alguns de seus quitutes ao vivo. Prometo não abusar.

Unknown disse...

Que Legal! Adorei o layout as fotos.
Receitinhas boas!!!
Vou até dar pitaco :-)
Trocar o recheio para um patezinho de gorgonzola+com bulbo de erva doce picadinho.
Sirva com cerveja!bjo Afonso.

Ana Carolina disse...

Que legal que gostou Afonso! Gente, ouçam os pitacos dele, o homem entende horrores de cozinha!! bjo!!

Anônimo disse...

Vocês tem receitas diet, que não levam açúcar?
Eu tenho um irmão mais novo com diabetes e sempre estou procurando receitas diet. Muito obrigada

Alexandra Oliver

Ana Carolina disse...

Alexandra, infelizmente eu não tenho receita diet de doce de leite. Você já tentou entrar em sites de adoçantes culinários? No Cybercook.terra.com.br também tem receitas diet. Espero que tenha ajudado! abraço, Carol