Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

29 junho 2009

MASSA CASEIRA PARA PASTEL

Existe coisa melhor do que ir à feira e comer um Pastel com Caldo de Cana? Isso é super comum no Brasil, mas, infelizmente, aqui na Alemanha não existe... daí, nos momentos de nostalgia, quando bate aquela saudade de tudo que é brasileiro, vem também a saudade dessa maravilha crocante, fresquinha, com os recheios mais saborosos e criativos possíveis! Uma amiga aqui estava nessa fase e estamos à procura de uma receita caseira de pastel que fique com a massa bem crocante e cheia bolhinhas. Essa receita que trazemos hoje ficou uma delícia e bem crocante! Mas, se você aí do outro lado conhecer alguma outra receita, por favor nos envie! Saiba que fará alguns brasileiros muito felizes aqui do outro lado do oceano!



Ingredientes:

- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- sal a gosto
- 1 xícara (chá) de água morna
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo
- 3 colheres (sopa) de pinga

Modo de preparo:

- Numa tigela coloque a farinha misturada com o sal.
- Afaste a farinha para os cantos, formando um vulcãozinho.
- Neste espaço coloque a água, o azeite (ou óleo) e a pinga.
- Vá misturando a farinha com os líquidos, mexendo bem e trabalhando a massa com as mãos.
- Se a massa após trabalhada ainda estiver muito úmida, grudando nas mãos, acrescente mais farinha, aos poucos, até que ela fique macia, mas sem grudar.
- Numa superfície lisa polvilhe um pouco de farinha.
- Porcione a massa (a quantidade varia de acordo com o tamanho do pastel que você quer fazer. Nós porcionamos cerca de 1/3 de xícara de massa para cada pastel).
- Trabalhe esta porção rapidamente, formando uma bola.
- Coloque esta bola sobre a superfície polvilhada com farinha e abra a massa com o auxilio de um rolo de macarrão. Abra a massa bem fininha, com cerca de 2 mm de espessura (quanto mais fina a massa, mais crocante ficará após frita). Acomode no centro da massa 1 e meia colher (sopa) do recheio de sua preferência.
- Dobre a massa ao meio. Com uma faca ou cortador de pizza, corte e acerte as laterais, formando um pastel retangular.
- Com o auxílio de um garfo aperte as laterais, deixando os pastéis bem vedados e com a borda trabalhada.
- Faça este procedimento com o restante da massa.
- Frite os pastéis em óleo quente e abundante até dourarem.

- Dicas:
.De recheio: queijo com orégano, queijo com tomate e orégano, carne moída bem temperadinha, queijo com goiabada, presunto com queijo, doce de leite com queijo, chocolate, banana com canela, maçã cozida com canela, pêra cozida com canela, pêra cozida com chocolate, morango com chocolate.
.Para saber quando o óleo está quente: coloque a panela com o óleo no fogo. Verifique a temperatura colocando ou um palito de dente ou o cabo de uma colher de madeira em contato com o óleo. Quando bolinhas borbulharem ao redor da madeira, o óleo está pronto.

- Rendimento: 21 unidades (para o tamanho de pastel sugerido na receita)
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora
- Grau de dificuldade: ääää

Tags: massa para pastel, pastel caseiro, salgadinho, salgadinho festa, lanche, massa de pastel com pinga, receita de massa de pastel, receita massa pastel caseiro, dificuldade difícil.

21 comentários :

Unknown disse...

Oi, Carolina

Sou a Renata, filha do Sergio e da Eunice, sei bem o que est'a falando, saudade de tudo e todos. Estamos aqui (USA) ha quase 3 anos e falta tudo, principalmente colo dos pais (ainda sou criança, rs). Meu pai me mostrou o teu blog, ele sugeriu que eu fizesse o meu cadastro, mas não vi como, depois tem como você repassar para eles?

Abraços,
Renata

Ana Carolina disse...

Olá Renata! Enviei um e-mail para os seus pais, mas não sei se eles viram. Bom, o cadastro deve ser feito neste quadro à direita. Coloque seu nome e e-mail e enviaremos semanalmente um resumo do que aconteceu durante a semana!
Obrigada pela mensagem e aproveite bastante o blog!

Anônimo disse...

AI AI AI e nao é que minhas "cobaias" brasileiras pro pastel que eu fiz hoje AMARAM!!!! Fácil, rápido e realmente muito parecido com o do Brasil. Só fui colocando a quantidade de água aos poucos pra nao precisar consertar com farinha extra. Ficou ótima e cheia de bolhasssss igual da feira!! Parabéns, mto boa idéia! Beijokas Gy

Unknown disse...

Estou morando na irlanda e aqui nao tem PINGA, o que posso colocar no lugar da pinga ?????

Ana Carolina disse...

Olá Márcio! A pinga serve para deixar a massa bem sequinha. Eu não testei com outro ingrediente, mas pesquisando vi que algumas pessoas substituem por outra bebida alcóolica que não tenha muito sabor (como por exemplo vodka) ou por vinagre. Seria necessário testar...
Espero que dê certo!
Um abraço
Ana

Anônimo disse...

boa,muito boa eu confesso q de todas as receitas q provei essa ficou de lamber os dedos, olha ficou sequinha a massa tds adarão.
parabens quem criou essa receita e estou aki para pegar mais receitas e testar, podem fazer q ass em baixo.....
um abraço....

Anônimo disse...

Oi pessoal obrigada pela receita, moramos aqui em Portugal e meus três filhos gosta muito de pastel e fizemos essa massa ficou 10 valeu.Nelsuita Conceição Porto Portugal.

Anônimo disse...

essa massa de pastel nao vai fermento???

Ana Carolina disse...

Olá, não, esta massa não leva fermento, apenas os ingredientes descritos na receita. Um abç!

Unknown disse...

oi,
fiz o pastel hj, e adoramos,a massa é uma delicia!!!!bjuss....

fatima disse...

oi ,gostei da tua massa de pastel que e uma delicia.as minhas filha pede tanto p/eu fazer o pastel so que elas enteressa e a massa p/comer .estou ha anos fora do brasil o meu mone e fatima .meus parabens pela a massa do pastel que e uma delicia .um feliz ano novo p/voce. obrigado

Ana Carolina disse...

Fatima, que bom que você e suas filhas gostam. Eu já morei fora e sei bem a falta que comer pastel faz! Um abraço e Feliz Ano Novo!

Patricia Rosa disse...

Oi Ana!
gostaria de saber se posso fazer uns pastéis com farinha de rosca por fora, usando a mesma massa da receita. tipo amilanês.

Ana Carolina disse...

Olá Patricia, que ideia diferente, eu nunca tentei. Você vai empanar a massa, com ovo e farinha de rosca? Se fizer, me conte como ficou. abraço

Ana Carla Benet disse...

A pinga faz mta falta na receita? Tem como substituir?

Obrigada

Ana Carolina disse...

Ana, tudo bom? Dizem que o álcool deixa a massa mais crocante. Parece que se substituir por vodka também dá certo. Abraço, Carol

yopajarito disse...

Olá!... Estou morando na Argentina e hoje bateu uma saudade forte do nosso autêntico pastel... Me impressionou a quantidade de gente que saiu do Brasil e "extraña" o pastel! Muito obrigada pela receita, sinceramente, tudo o que eu precisava! =D

Ana Carolina disse...

Verdade né! Quando moramos fora temos saudades de cada coisa! Acho que porque pastel é muito brasileiro, lembra muito nossa terrinha! Que bom que gostou! Abraço!

Unknown disse...

será que da para não botar vinagre,nem pinga nem nenhum outro ingrediente que não seja alcoolico nem acido? não tenho dinheiro para comprar nenhum destes ingredientes. se sim me mande por hotmail ou então pelo facebook. Anilé Isoton

Ana Carolina disse...

Anile, tudo bom? Precisaria testar, estes ingredientes que deixam a massa mais crocante. Abraco!

Ana Carolina disse...

Anile, tudo bom? Precisaria testar, estes ingredientes que deixam a massa mais crocante. Abraco!