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14 março 2011

DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL!

Alimentar-se bem e exercitar-se frequentemente são preocupações que todos devemos ter, principalmente na correria do dia-a-dia, em que a falta de tempo muitas vezes não nos deixa espaço para planejar e ter uma vida saudável. O risco de acabar optando por refeições rápidas, geralmente os junk foods, é grande, e, por este motivo, devemos aprender como manter hábitos saudáveis diários até mesmo fora de casa. Além disso, reservar uma hora de seu dia para cuidar de você é imprescindível para o seu bem estar físico e mental, e deve fazer parte de sua rotina.

Hoje trazemos para vocês algumas dicas que devemos aplicar diariamente:

1- Observe a cor, o aroma e principalmente o sabor dos alimentos e mastigue-os bastante! A boa mastigação faz com que as enzimas presentes em nossa saliva auxiliem o processo digestivo, tornando-o mais eficiente.

2- Tenha horários para se alimentar e nunca espere estar com muita fome para comer. Evite consumir alimentos muito calóricos à noite. No jantar, escolha os que possuem uma quantidade menor de calorias.

3- Tente fazer de 5 a 6 refeições diárias, sendo 3 principais (café da manhã, almoço e jantar) e as outras pequenos lanches.

4- Beba bastante líquido durante o dia. As melhores opções são: água, água de côco, sucos naturais (puros ou com adoçante), chás. Se não tiver nenhum desses disponíveis, beba com moderação: sucos prontos diet ou light e refrigerantes diet ou light.

5- Não adquira o hábito de comer enquanto trabalha. Em geral, quem se alimenta durante o desenvolvimento de outra atividade, não se concentra naquilo que está comendo e, dessa forma, acaba ingerindo uma quantidade maior de alimentos, desnecessariamente.

6- Procure um local calmo para fazer suas refeições: tanto em sua casa, quanto no restaurante ou na cozinha da empresa que você trabalha, o ambiente deve ser agradável e tranqüilo. Um local abafado, desconfortável e com barulhos pode levá-lo a desviar sua atenção da atividade principal do momento: a sua alimentação.

7- Pratique atividade física freqüentemente. Você pode fazer ginástica, hidroginástica, nadar, jogar tênis, correr, caminhar, dançar, jogar bola (futebol, vôlei, basquete), enfim, qualquer uma dessas modalidades te ajudará a emagrecer ou manter o seu peso, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

8- Consuma diariamente frutas, verduras e legumes. Escolha carnes mais magras e esteja atento às carnes com gordura não aparente. Evite queijos amarelos, embutidos, doces, alimentos muito gordurosos, temperos industrializados e sal em excesso.

9- Tempere sua salada com limão, vinagre, ervas frescas, molho shoyo com moderação, mostarda, iogurte. Evite excesso de azeite de oliva.

10- Seja feliz, evite estresses desnecessários!

3 comentários :

Juliana disse...

Eu adorei as dicas! Gostaria de mais textos sobre o assunto.

CARLA KOROLLIINE disse...

eu amei ... !!! essas dica de vida saúdavel !!!!!!!!!!

juciane emily disse...

adorei as dicas