Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

14 março 2011

DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL!

Alimentar-se bem e exercitar-se frequentemente são preocupações que todos devemos ter, principalmente na correria do dia-a-dia, em que a falta de tempo muitas vezes não nos deixa espaço para planejar e ter uma vida saudável. O risco de acabar optando por refeições rápidas, geralmente os junk foods, é grande, e, por este motivo, devemos aprender como manter hábitos saudáveis diários até mesmo fora de casa. Além disso, reservar uma hora de seu dia para cuidar de você é imprescindível para o seu bem estar físico e mental, e deve fazer parte de sua rotina.

Hoje trazemos para vocês algumas dicas que devemos aplicar diariamente:

1- Observe a cor, o aroma e principalmente o sabor dos alimentos e mastigue-os bastante! A boa mastigação faz com que as enzimas presentes em nossa saliva auxiliem o processo digestivo, tornando-o mais eficiente.

2- Tenha horários para se alimentar e nunca espere estar com muita fome para comer. Evite consumir alimentos muito calóricos à noite. No jantar, escolha os que possuem uma quantidade menor de calorias.

3- Tente fazer de 5 a 6 refeições diárias, sendo 3 principais (café da manhã, almoço e jantar) e as outras pequenos lanches.

4- Beba bastante líquido durante o dia. As melhores opções são: água, água de côco, sucos naturais (puros ou com adoçante), chás. Se não tiver nenhum desses disponíveis, beba com moderação: sucos prontos diet ou light e refrigerantes diet ou light.

5- Não adquira o hábito de comer enquanto trabalha. Em geral, quem se alimenta durante o desenvolvimento de outra atividade, não se concentra naquilo que está comendo e, dessa forma, acaba ingerindo uma quantidade maior de alimentos, desnecessariamente.

6- Procure um local calmo para fazer suas refeições: tanto em sua casa, quanto no restaurante ou na cozinha da empresa que você trabalha, o ambiente deve ser agradável e tranqüilo. Um local abafado, desconfortável e com barulhos pode levá-lo a desviar sua atenção da atividade principal do momento: a sua alimentação.

7- Pratique atividade física freqüentemente. Você pode fazer ginástica, hidroginástica, nadar, jogar tênis, correr, caminhar, dançar, jogar bola (futebol, vôlei, basquete), enfim, qualquer uma dessas modalidades te ajudará a emagrecer ou manter o seu peso, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

8- Consuma diariamente frutas, verduras e legumes. Escolha carnes mais magras e esteja atento às carnes com gordura não aparente. Evite queijos amarelos, embutidos, doces, alimentos muito gordurosos, temperos industrializados e sal em excesso.

9- Tempere sua salada com limão, vinagre, ervas frescas, molho shoyo com moderação, mostarda, iogurte. Evite excesso de azeite de oliva.

10- Seja feliz, evite estresses desnecessários!

3 comentários :

Juliana disse...

Eu adorei as dicas! Gostaria de mais textos sobre o assunto.

Unknown disse...

eu amei ... !!! essas dica de vida saúdavel !!!!!!!!!!

juciane emily disse...

adorei as dicas