Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

11 fevereiro 2011

COZINHA SUSTENTÁVEL

A palavra de ordem atualmente é ‘sustentabilidade’, definida como “modelo que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”. Ou seja, fazer o hoje pensando no amanhã.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa este tipo de preocupação não deve partir apenas do governo ou de grandes empresas – que, obviamente, também possuem responsabilidades em relação à sociedade e ao meio ambiente – mas sim de cada indivíduo, começando pela nossa própria casa. Por incrível que pareça, um dos grandes pontos de desperdício numa residência é justamente a cozinha. A Gastronomia moderna aborda, dentre outros tópicos, a alimentação consciente, desde o seu preparo até reciclagem de receitas, descarte de ingredientes e melhor uso dos recursos. Assim sendo, hoje nós trazemos algumas dicas de como estruturar uma Cozinha Sustentável em sua casa:

1. Reduza o consumo de água: não deixe a torneira aberta o tempo todo enquanto lava a louça; encha a máquina de lavar completamente antes de iniciar o ciclo de limpeza.

2. Dê preferência aos alimentos produzidos localmente.

3. Evite produtos com muita embalagem, evitando assim o descarte excessivo de lixo.

4. Faça uso integral dos ingredientes: cozinhou legumes ou frango ou outras carnes ou frutos do mar, utilize a água para uma sopa ou para fazer um arroz ou até mesmo um Risotto.

5. Respeite a sazonalidade dos alimentos.

6. Procure saber mais sobre reciclagem de lixo: se informe na sua cidade como você pode ajudar e onde há caçambas de reciclagem.

7. Recicle receitas: aproveite as sobras e invente coisas novas. Sobrou carne assada, prepare um molho especial para uma massa. Olhe como é fácil:

Cozinhe cerca de 200 g de macarrão grano duro em água abundante temperada com sal (siga as instruções da embalagem). Numa frigideira aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Acrescente cerca de 10 tomates cereja cortados ao meio e refogue até que comecem a murchar, mas sem desmanchar. Junte 1 xícara (chá) de carne assada desfiada e refogue ligeiramente. Acrescente meia xícara (chá) de molho de carne (que se formou ao assar a carne) e deixe ferver. No final coloque 4 unidades de mini- mussarela de búfala desfiadas e manjericão fresco a gosto. Acerte o sal e misture bem. Sirva bem quente sobre a massa cozida. Salpique queijo parmesão ralado a gosto.

Um comentário :

Bruninha disse...

adorei as dicas! beijo