Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!
RECEITAS SALGADAS
RECEITAS DOCES
OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA
RECEITAS DOCES
OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA
Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!
21 fevereiro 2011
ARROZ VERMELHO, VAMOS VARIAR!
O Brasil é um dos maiores consumidores e produtores mundiais de arroz, destacando-se principalmente pelo consumo do agulhinha. No entanto, atualmente nós temos acesso a uma gama enorme de tipos de arroz, com propriedades nutricionais interessantes e sabores diferenciados, permitindo um cardápio mais variado.
Exemplo disso é o Arroz Vermelho. Este arroz foi introduzido pelos portugueses no século XVI, com grande aceitação principalmente no estado do Maranhão. Porém, por determinação da coroa portuguesa – interessada em plantar apenas o arroz branco por questões comerciais, os agricultores maranhenses foram proibidos de darem continuidade à produção, que acabou migrando para a região semi-árida da Paraíba. Também conhecido como Arroz da Terra ou Arroz de Veneza, ainda hoje é um dos principais ingredientes da culinária regional e é facilmente encontrado nas casas e em restaurantes locais. Apesar de a espécie estar ameaçada de extinção, pode ser encontrado em diversas partes do país.
Além da coloração diferenciada, este arroz possui características nutricionais interessantes quando comparado ao arroz polido, como maior quantidade de fibras, ferro e zinco (fonte: Embrapa). É também rico em proteínas e vitamina B1.
De textura mais firme e sabor ligeiramente amendoado, o arroz vermelho ganhou a cozinha de muitos chefs. Que tal ganhar a sua também?
Receita básica para o Arroz Vermelho:
Em uma panela ferva 3 xícaras (chá) de água com sal a gosto e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Acrescente 1 xícara (chá) de Arroz Vermelho. Deixe cozinhar em fogo médio, panela semi-tampada, por cerca de 30 minutos ou até que a água tenha secado e o arroz esteja cozido e macio (acrescente mais água fervente, se necessário). Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por cerca de 5 minutos antes de servir.
Dicas: acrescente ervas frescas no final do preparo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
5 comentários :
Uai, não conheço, fiquei curiosa, vou procurar!
Obrigada pela partilha,
Abraço, Boa semana!
Olá Renata! Procure sim, é bem gostoso! Eu sei que no Pão de Açúcar tem! um abraço!
Carolina, o arroz negro também é bem gostoso e bonito - um prato com ele ganha uma cor bacana. Bj
Verdade Mi, o arroz negro é lindo e muito saboroso tb. A gente já deu a dica aqui: http://www.tudonapanela.com.br/2010/11/frango-ao-curry-verde.html
beijo!
Bem interessante! E dá o colorido bonito na comida. um abraço
Postar um comentário