Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

Você procura por alguma receita específica? Digite a palavra-chave e clique em "pesquisar"

Carregando...

05 dezembro 2010

SOUP DUMPLINGS (Xiao Long Bao)


Estou tão feliz de postar esta receita! Eu não sou uma super fã da comida chinesa em geral (diga-se: aqui na China). O que estamos acostumados no Brasil não tem nada a ver com a verdadeira comida chinesa. Os pratos são todos muito branquelos, molhados e gordurosos. Não pense que você vai chegar num restaurante aqui e comer uma deliciosa e colorida Yakissoba ou um Frango Xadrez.
No entanto, alguns meses atrás, meus colegas de trabalho me levaram num restaurante típico de Shanghai e foi lá que descobri o Soup Dumpling (Xiao Long Bao, em chinês). Estes dumplings são uma caixinha de surpresa! Nunca se deve colocá-los diretamente na boca, pois são extremamente quentes. Isso porque no seu interior forma-se um caldo delicioso! Para comê-los a pessoa deve acomodá-lo numa colher, fazer um pequeno furinho no topo com o auxílio do hashi, e literalmente sugar o caldo. Feito isso, come-se a vontade o dumpling em si.
O recheio tradicional é carne de porco, mas também encontra-se de cogumelos, carne de siri e camarão.
O preparo é bem trabalhoso, possui diversas etapas. Mas vale muito a pena! É uma delícia a surpresa de encontrar caldo no recheio! Este é o sinal de que a receita está correta! E na minha primeira tentativa consegui todos com muito caldo! Apenas a massa eu tenho que tentar fazer ainda mais fina, como um papel. Essa é minha próxima meta!


Ingredientes:

Reheio:
- 2 pedaços de gengibre (cada um do tamanho do seu dedão)
- cebolinha (1 talinho inteiro e um outro picado)
- 1 e meia xícara (chá) de água
- 120g de pele de porco (compre um courinho bem bonito)
- 200 g de lombo de porco moído
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto

Massa:
- 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
- 7 colheres (sopa) de água quente

- Folhas de acelga
- Molho de soja para acompanhar

Modo de Preparo:

Recheio:
- Numa panela coloque 1 pedaço de gengibre, o talo de cebolinha, a pele de porco e a água.
- Leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora e meia, até reduzir a cerca de meia xícara (chá) de líquido e ligeiramente turvo.
- Coloque num pote com tampa e leve à geladeira até que esfrie completamente e fique espesso como uma geléia.
- Misture a carne de porco com todos os outros ingredientes. Acrescente a "geléia" que você reservou e misture ligeiramente. Reserve esta mistura por cerca de 30 minutos na geladeira.

Massa:
- Enquanto a carne descansa, prepare a massa.
- Misture a farinha com a água e trabalhe até que se forme uma massa homogênea. Trabalhe a massa por cerca de 5 minutos.
- Embrulhe num plástico filme e deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Montagem:
- Os dumplings devem ser cozidos no vapor. Utilize ou as panelinhas de bambu (vocês encontrarão em casa asiática) ou aquelas panelas de cozinha à vapor, com furinhos. Cozinhe ligeiramente folhas de acelga, seque-as bem com papel toalha e cubra o fundo da panela com estas folhas.
- Divida a massa em 16 porções iguais. Mantenha a massa sempre coberta para não secar.
- Para cada porção de massa faça uma bolinha. Abra esta bolinha de massa com o auxílio de um rolo sobre uma superfície enfarinhada, deixando as bordas bem finas e o meio um pouco mais grosso (isso é importante para que a massa não parta com o peso do recheio).
- Coloque cerca de 1 colher (sopa) de carne no meio da massa. Feche o dumpling formando dobrinhas. Dê uma leve torcida para fechar bem. Veja este link para ver o passo a passo em fotos (Saveur).
- Acomode os dumplings na panela, sobre a acelga. Faça este processo ´com todos os dumplings.
- Encha a panela de baixo com água e leve ao fogo.
- Acomode a panela com os dumplings sobre a panela com água e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
- Sirva imediatamente. Se quiser, mergulhe em molho de soja.



- Rendimento: 16 dumplings
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora e meia
- Grau de dificuldade: difícil

8 comentários :

Anônimo disse...

Antes demais, parabéns por colocarem esta receita na Net.
Relativo à receita própriamente dita e após ver um documentário exibido no "Travel Channel", no qual os convivas só não comeram os dedos, depreendi que o Xiao Long Bao só pode ser excelente, ou como dizem em França "super chouette".
No entanto é como vocês dizem, trata-se de uma receita muito trabalhosa, mas que acredito, valerá todos os segundos que demora a confecionar.

Ana Carolina disse...

Olá! Sim, vale cada segundo, cada gotinha de suor! Obrigada pelo comentário, me fez lembrar que PRECISO repetir esta receita aqui em casa! abraço!

Susette disse...

Olá, fiz seguindo a receita, mas eu não tinha o couro para fazer a gelatina, ficou excelente, mas a gelatina fez falta, a receita foi aprovada por nosso amigo chinês, e foi ele mesmo quem disse que a gelatina é que faz aquele caldinho maravilhoso. Parabéns pela receita.

Ana Carolina disse...

Susette, o couro é que dá o nome à receita, pois ele que faz o caldinho. De qualquer forma, deve ter ficado delicioso. Da proxima vez, peça para o seu açougueiro, eles geralmente desprezam essa parte. grande abraço!

Stephani disse...

Ola adorei a receita parabens *-* mas porfavor me ajude qual e o nome dessa receita em portugues? ou entao como posso pedir por esse prato nun restaurante japones? por favor meajude eu estou muito tentada em esperimentar *-* obg

Ana Carolina disse...

Stephani, tudo bom? Infelizmente eu não sei o nome em português. Uns amigos meus foram num restaurante de Dim Sum (chinês), pediram como soup dumpling e eles entenderam. Se estiver num chinês de verdade, fale Xiao Long Bao, eles devem entender. Abraço!

NATHALIA disse...

ADOREI SUA DICA, SIMPLESMENTE FOI A MELHOR DAS RECEITAS QUE JA VI, BEM MENOS COMPLICADA !
NAO VEJO A HORA DE TENTAR FAZER, ESTOU COM SAUDADES DE COMER XIAO LONG BAO !!
UMA DUVIDA, DEPOIS QUE COZINHEI A PELE DE PORCO EU TIRO A PELE E DEIXO SO A AGUA VIRAR GELATINA ?
VC SUGERE QUE EU COZINHE UMA VEZ POR 30MIN PARA LIMPAR A PELE, OU NAO É NECESSARIO ?

Érica disse...

Ana, eu sou apaixonada por xiao long bao desde que comi pela primeira vez! E tive a sorte de conhecer logo de cara o melhor que eh do Dim Tai Fung. Eu ja fiz 2 vezes e ficou bom mas nada comparavel ao melhor ainda. Continuo tentando, vou fazer sua receita para me aprimorar. Realmemte a massa eh a parte mais dificil mas os seus parecem mt bem feitos, parabens! Obrigada pela receita