Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

17 outubro 2010

TEMPEROS TAILANDESES

Morar na Ásia tem sido uma experiência incrível! São tantas situações, lugares, ingredientes, comidas diferentes do que estamos acostumados. Além das maravilhas que encontramos em Hong Kong, estamos próximos de países que nunca pensamos em visitar, lugares tão longe quando estávamos no Brasil e agora a apenas algumas horas de avião. Eu estava louca para conhecer a Tailândia, primeiro pelas praias, que são mundialmente conhecidas como umas das mais belas do mundo, e segundo pela culinária, que eu amo de paixão. Tivemos a chance de irmos duas vezes pra lá, a primeira nas ilhas e a segunda em Bangkok.  Recomendo os dois! As ilhas são para descansar, comer muito satay, frutos do mar, tomar muita água de coco, andar de elefante, se hospedar em resorts m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s a "preço de banana"! Já Bangkok é uma cidade para se inspirar espiritualmente, comer lagosta e caranguejo pelo preço de peixe, experimentar os mais diferenciados temperos, ver budhas de todos os tamanhos possíveis, visitar muitos templos, se divertir andando de tuc tuc, fazer compras de barco no 'Floating Market'. Foi uma das viagens mais encantadoras que já fiz!
Além de toda a beleza turística do país, o que chama a atenção são as especiarias! Eu parecia uma criança no Floating Market, queria trazer toda a barraquinha de temperos pra casa!


Vou contar um pouquinho para vocês sobre o que achei por lá:

* Semente de Coentro:
Eu sempre vejo o Jamie Oliver usando sementes de coentro, mas ainda não tinha tido a oportunidade de comprá-las. Este ingrediente é muito utilizado da culinária tailandesa e dá um sabor muito fresco às preparações. São muito conhecidas pelo seu caráter curativo, sendo caracterizadas como anti-diabéticas, antiinflamatórias e foram associadas à redução de colesterol. Também são consideradas afrodisíacas. Pode ser utilizada em frango ou peixe.


* Kaffir Lime Leaves (Folha de Limão):
Este é o ingrediente que eu estava mais empolgada para comprar. É muito utilizado na culinária asiática, dando um sabor ligeiramente cítrico e adstringente aos pratos.

* Açafrão:
Dispensa apresentações! Fiquei boba com a quantidade e o preço do açafrão na Tailândia! Além disso, é muito fácil de se encontrar o pistilo! Fiz a festa!

*Lemon Grass em pó:
Esta erva é muito utilizada na culinária asiática, dando um sabor cítrico às preparações. É geralmente utilizado em sopas, chás, com porco, peixe, frango ou frutos do mar. Pode ser encontrado fresco ou em pó. Lhe são atribuídas propriedades anti-cancerígenas.


* Green Curry (Curry Verde):
Antes de ir para a Tailândia, eu conhecia apenas o curry amarelo. No entanto, lá é possível encontrar também o verde e o vermelho. O verde, assim como o vermelho, dá uma certa picância ao prato, mas a peculiaridade do Green Curry é o seu sabor ligeiramente adocicado. É geralmente preparado com leite de coco e um dos pratos mais conhecidos da Tailândia é feito com frango e com hortelã. A gente ainda vai mostrar aqui pra vocês!

* Red Curry (Curry Vermelho):
É o mais tradicional na Tailândia, apresentando sabor bem mais picante que o Green e o Yellow Curry. Se frito com óleo, acentua-se a sua picância. Se preparado com leite de coco o sabor é mais suave.

Mas o que é o curry?
Para quem não sabe, o curry é um tempero preparado a partir de outras especiarias, ervas e sementes. Os ingredientes podem variar de casa pra casa, mas geralmente levam cardamomo, cravo, canela, cominho, noz-moscada, erva-doce, pimentas, coentro em grãos, entre outros.


Num próximo post vamos falar um pouco do arroz Tailandês, do Arroz Vermelho e de outras curiosidades que encontramos por lá! Você já viu um arroz azul? Aqui no Tudo na Panela você verá!

Um comentário :

MiriamK disse...

Nossa, quanta coisa interessnte. Dá quase para sentir o cheirinho daqui.