Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

25 outubro 2010

ARROZ COLORIDO

Quando eu viajo, adoro experimentar a comida local. A alimentação de um país diz muito da sua cultura, por isso acredito que devemos nos despir de qualquer preconceito e tentar experimentar coisas que não fazem parte da nossa culinária. A melhor forma de fazer isso é, por exemplo, num restaurante perguntar ao garçom o que é típico e o que ele sugere. Nessa brincadeira já comi muita coisa estranha, mas aí é que está a graça do negócio!
Uma outra forma divertida de conhecer a gastronomia local é visitando o supermercado. Esta última viagem à Tailândia rendeu muitos ingredientes interessantes! Semana passada eu contei um pouco das especiarias que comprei no Floating Market. Hoje vou contar do arroz azul que encontrei por lá! Sim, azul!
Comprei um pacote com quatro cores diferentes de arroz, todos coloridos com pigmentos de flores.
O amarelo todo mundo vai acertar, é a base de açafrão. Os outros três são: vermelho, verde e azul, todos também a base de flores.


Comecei usando o azul. Achei que ficaria um azul sem-vergonha depois de cozido, mas não é que ficou lindão? Cozinhei da maneira tradicional e acrescentei queijo gorgonzola no final. Azul por azul, foi o queijo escolhido!
Para acompanhar, fiz um delicioso frango ensopadinho: dourei o frango cortado em cubos com um fio de óleo, juntei uma cebola picada e um fio de azeite de oliva, adicionei meio pimentão vermelho cortado em tiras. Temperei tudo com sal, pimenta do reino, pimenta chili seca e semente de coentro ligeiramente esmigalhada. Coloquei algumas colheradas de creme de leite fresco, tampei a panela e deixei ferver por uns 2 minutos. E pronto! Jantar delicioso e MUITO colorido!

2 comentários :

MiriamK disse...

Muito bonito mesmo! Mas os gostos diferem muito?

Ana Carolina disse...

OI Mi! Não, o sabor é o mesmo! É só pigmentação mesmo. beijo!