Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

22 setembro 2010

MID-AUTUMN FESTIVAL - CHINA

Amanhã é feriado na China. O motivo é o dia de hoje. Sim, eles comemoram hoje e descansam amanhã! Também conhecido como Moon Festival, Zhongqiujie em chinês, o dia de hoje é celebrado por todos os chineses, japoneses e coreanos há mais de 3 mil anos. Acontece todos os anos no 15o. dia do oitavo mês do calendário chinês - sempre entre setembro e outubro. Neste dia a lua é a mais cheia e mais redonda possível. A tradição é, neste dia, comer o que eles chamam de Moon Cake (traduzindo ao pé da letra, Bolo da Lua).
Este é um dos mais importantes feriados do calendário chinês. As pessoas saem nas ruas carregando seus Moon Cakes e lanternas de papel com velas (como você pode ver abaixo - lógico que comprei a minha!) e observam a lua até tarde. Por este motivo o feriado é no dia seguinte, para que as pessoas descansem após ficarem acordadas na noite anterior.


Falando um pouquinho mais do Moon Cake, este lindo bolinho que vocês podem ver na foto abaixo. O original é recheado com uma pasta de semente de lotus envolvida por uma fina camada de gema de ovo de pato. As vezes é colocada a gema inteira, simbolizando a lua cheia. As pessoas geralmente dividem, por ser muito denso e um pouco enjoativo, e comem acompanhado de chá. Mas, como tudo nesta vida, já inventaram milhares de variações para este bolinho, hoje em dia sendo recheado também com frutas, chocolate, entre outros ingredientes.


O desenho da superfície (lindo, por sinal) simboliza longevidade e harmonia. No centro eles também geralmente escrevem o nome da padaria onde foi produzido e o sabor do recheio.
Quando eu tiver mais fotos do envento que acontece na cidade, posto aqui para vocês!

6 comentários :

Renata disse...

Que lindo! Adoro essas tradições!

As lanternas são maravilhosas e os bolinhos íden! Deve ser uma festa linda de se ver!

Desculpe a minha indiscrição, mas voce está na China?

MiriamK disse...

Tudo na Panela também é cultura. Bacana!

Ana Carolina disse...

Olá Renata, não é indiscrição não! hehe Estou morando em Hong Kong. Os chineses são muito interessantes, sempre que eu souber de algo lindo assim, posto aqui para vocês! Um abraço!

Marta disse...

Que lindo isso! uma abraço!

Paula Pacheco disse...

Olá, minha mãe e meu pai adoram isso...esse bolinho denso ui...
bjs
Paula

Ana Carolina disse...

Paula, é denso mesmo né! tem que dividir um com 5 pessoas! :) um beijo