Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

21 julho 2010

ÓLEO DE GERGELIM - Para sempre ter em casa

Sou uma mulher de fases. Quando estava na Alemanha ficava doidinha ao ver a variedade de sais disponíveis no supermercado. Comprei sal gourmet, sal rosa do Himalaia, sal negro do Hawaí, meu marido quase me matou por fazê-lo procurar pelo sal vermelho na Índia (e não achou, coitado). Agora estou louca por óleos. Tudo usado com moderação, obviamente, mas sem esquecermos que as gorduras (minusciosamente escolhidas) não devem ser banidas da alimentação.
Nessa semana vocês conheceram o óleo de nozes, que dá um sabor incrível a saladas ou outros pratos em que o óleo entra para temperar, como adição final.


Pois bem, hoje vou falar do óleo de gergelim, um ingrediente muito legal para você ter sempre na sua cozinha. De sabor intenso e característico, este óleo agrega muito sabor às preparações. Além disso, apresenta propriedades nutricionais interessantes, assim como outros óleos vegetais: é rico em ácido linoléico (ômega-6), um ácido graxo essencial - ou seja, não é produzido pelo corpo humano e deve ser obtido a partir da dieta - importante para o equilíbrio do colesterol bom versus o colesterol ruim, para a coagulação sanguínea e para nos proteger de doenças inflamatórias e alergias.
Ele é muito utilizado na culinária asiática e, portanto, vocês passarão a vê-lo com mais frequência aqui no TUDO NA PANELA.

Nenhum comentário :