Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

14 maio 2010

MASSA CASEIRA PARA PASTEL (massa com fermento)

Eu fico impressionada como é grande a procura por Massa de Pastel aqui no blog! E o mais interessante é que a grande maioria dos acessos é do Brasil. Hoje em dia o que a gente mais quer é praticidade e reduzir ao máximo o tempo gasto na cozinha, obviamente sem perder a qualidade. Existem tantas marcas de massa pronta no mercado, pode-se comprar nas feiras de rua (feitas por quem realmente entende do negócio) e mesmo assim o pessoal parece que quer fazer em casa.
A primeira receita de massa para pastel divulgada aqui no blog (para vê-la clique aqui) é excelente, forma bolhas e fica bem crocante. Mas, esta que apresentamos hoje realmente se superou. Também, o autor é um profissional da área (Ezequiel Metzger, também conhecido como Alemão) e gentilmente nos cedeu o direito de publicar o seu segredo.
A primeira vez que experimentei foi na casa de uma amiga e estava fantástica, principalmente porque ela utilizou a máquina de fazer macarrão, conseguindo deixar a massa extremamente fina (quanto mais fina, mais crocante!). Portanto, se você tiver a máquina, perfeito! Se não tiver, não precisa desistir! A gente abriu com o rolo e também deu certo!
A receita original do Alemão é para 1kg de farinha e rende bastante! Aqui no TUDO NA PANELA a gente sempre faz receitas menores e em medidas caseiras para que você não erre em casa. Portanto, reduzimos as quantidades. Mas, se você quiser fazer mais pastéis, é só aumentar na proporção, combinado?


Ingredientes:

- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de sal
- 5 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de pinga (a gente usou, o Ezequiel diz que é opcional)
- água em temperatura ambiente

- recheio de sua preferência
- óleo para fritar

Modo de Preparo:

- Numa tigela coloque a farinha de trigo.
- Abra um espaço no centro da farinha e acrescente o sal, o óleo, o fermento e a pinga.
- Misture bem até que fique homogêneo.
- Junte água aos poucos (colher por colher), misturando bem a cada adição, até obter uma massa homogênea, unida, não muito úmida, que desgrude totalmente das mãos (a massa se assemelha à massa de macarrão - firme, porém unida e homogênea).
- Embale a massa em plástico filme e leve à geladeira por 2 horas.
- Após as duas horas, abra a massa ou com a máquina de fazer macarrão ou com o rolo de macarrão, lembrando que a massa deve ficar enrolada com plástico filme após aberta para não ressecar.
- Para abrir com rolo de macarrão: para que a massa fique bem fininha, é preciso abrir com plástico filme. Sobre uma superfície lisa abra um pedaço grande de plástico filme. Porcione a massa (do tamanho que quiser o seu pastel - pastéis menores são mais fáceis de fazer) e coloque sobre o meio do plástico. Dobre o plástico cobrindo a massa.
- Passe o rolo sobre o plástico até que a massa esteja bem fininha (cerca de 1-1,5 mm de espessura).
- Abra o plástico, recheie a massa, dobre-a ao meio, corte com um cortador de pizza (para acertar as laterais) e finalize pressionando bem as bordas com as pontas dos dedos ou com um garfo. Mantenha os pastéis já prontos cobertos com plástico filme.
- Proceda desta forma até terminar toda a massa.
- Frite em óleo ou asse no forno médio (180oC), preaquecido, por cerca de 15 minutos (fica maravilhosamente crocante também, cheio de bolhas e é mais saudável!).
*O nosso da foto foi assado para vocês verem como também dá certo!

- Tempo de preparo: cerca de 1 hora e meia
- Grau de dificuldade: ääää
- Créditos da receita: Ezequiel Metzger

Tags: pastel, massa caseira, pastel caseiro, aperitivo, pastel de feira, dificuldade difícil.

3 comentários :

Iranildes Costa disse...

Deu água na boca! Sou louca por pastéis. Vou tentar fazer. Tomara que eu consiga.

Anônimo disse...

adorei a receita mais otempo de preparo ñ é uma hora é meia sendo q ela vai a geladeira com o tempo que vc colocou dando mais de uma hora e meia.

Ana Carolina disse...

Anônimo, o tempo de preparo não inclui o tempo de geladeira, apenas o tempo que você gasta fazendo alguma ação. É aproximado. Obrigada e que bom que gostou!