Minha nova obsessão: Ruibarbo. Se você vir um 'dando sopa' por aí, não passe reto! O Ruibarbo é muito utilizado como fitoterápico e desde o século XVIII foi introduzido na culinária pelos britânicos. Apenas os talos são comestíveis, devendo-se desprezar completamente as folhas. Combina maravilhosamente com morangos e outras frutas vermelhas, como a framboesa. Hoje nós trazemos uma compota que acompanha muito bem queijos, como o Brie e o Camembert, ou carnes de caça, como o pato e o coelho. A dica é de um membro do blog do Jamie Oliver. A receita é muito fácil, a maior dificuldade será encontrar este ingrediente no Brasil. Mas, alguns lugares vendem em certas épocas do ano. A nossa intenção com esta receita é que vocês conheçam este ingrediente fantástico e, quando o virem no supermercado, saibam o que é, tenham vontade de comprar e experimentar. Vale muito a pena!
Ingredientes:
- 350 g de Ruibarbo já limpo*
- 40 g de figo seco (cerca de 4 unidades)
- 2 colheres (chá) de gengibre fresco bem picado
- 150 g de açúcar granulado (a receita original sugere um açúcar próprio para geléia)
- 1 colher (sopa) de limão
- 2 colheres (sopa) de vinho Marsala (ou Porto ou Rum)
Modo de Preparo:
- * Para limpar o Ruibarbo: retire as folhas (que devem ser descartadas) e, com o auxílio de uma faquinha, retire todas as fibras, da ponta do talo.
- Corte o ruibarbo em pedaços com cerca de 1cm de comprimento e os figos com cerca de 0,5 cm.
- Coloque numa tigela o ruibarbo com o figo, o gengibre e o açúcar. Deixe descansar na geladeira por cerca de 4 horas, mexendo de vez em quando.
- Após este período, transfira para uma panela, acrescente o limão e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar até o ruibarbo desmanchar e começar a encorpar bem. Mexa de vez em quando.
- Acrescente o Marsala e deixe cozinhar por mais cerca de 2 minutos.
- Coloque em um pote com tampa.
- Deixe na geladeira pelo menos 24 horas antes de consumir.
- Rendimento: 1 pote de 350 ml
- Tempo de preparo: cerca de 30 minutos
- Tempo de descanso: 4 horas
- Grau de dificuldade: äää
Tags: compota de ruibarbo, geléia, acompanhamento de queijo, dificuldade média.
Um comentário :
Eu provei (primeira!!!) e adorei! E o blog está cada dia melhor. Essa nova "gravura" no título está charmosa e moderna. Parabéns!
Postar um comentário