Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

24 janeiro 2010

CRISTAIS DE SAL DO HIMALAIA

Vocês já viram um sal cor-de-rosa? Pois é, existe! Na minha última andança no supermercado, procurando um simples pacote de sal grosso, me deparei com um dos ingredientes mais lindos que já vi: um sal cor-de-rosa.
É retirado do pé do Himalaia de depósitos originados de um mar que ficava ali na era Paleozóica. Este sal preserva 84 minerais possíveis num sal (os tradicionais contém em torno de 10). Por este motivo lhe são atribuídas algumas propriedades terapêuticas, mas nada comprovado cientificamente.
O sabor é bem delicado e combina bem com peixes e saladas. Segundo chefs de cozinha, seu sabor é melhor percebido quando usado sobre o prato já pronto.
Assim que eu tiver uma super idéia de receita para usar esta iguaria, conto aqui pra vocês!




Tags: sal do himalaia, sal cor de rosa, cristais do himalaia, tempero.




3 comentários :

Silvia Souza disse...

Amei. Aliás as 4 fotos da apresentação estão lindas.

Mauro disse...

Olá Carol, você já conseguiu receitas para usar este sal? Eu já li que ele não pode ser usado na preparação de pratos, por exemplo, não pode ser usado se eu quiser fazer um arroz e apenas na finalização dos pratos. Mas ai que entra a confusão: se eu for preparar uma carne para grelhar não poderia usar nenhum tipo de sal antes para o tempero e apenas usar o sal do himalaia no final. Como pode ser isto? Parabens pelo blog e obrigado.

Ana Carolina disse...

Olá Zé,
Este sal tem que ser usado na finalização de pratos para se melhor perceber o seu sabor. Além disso, é um sal caro e não justifica utiliza-lo num arroz, por exemplo. Por isso os chefs aconselham usar em saladas ou na finalização de um peixe ou até mesmo de uma carne. Pra isso, você não deve temperá-los antes do preparo. Se for preparar um peixe ou steak, grelhe com azeite, óleo ou manteiga e, depois de pronto, salpique o sal rosa a gosto.
Mas Zé, na minha opinião o legal desse sal (além das suas propriedades) é que ele é muito bonito. É um sal de mesa. Eu adoro deixar na mesa num jantar legal pra própria pessoa temperar a salada, por exemplo. Teve também uma receita muito legal que fiz com ele, o Pak Choi com Shimeji, Azeite e Sal Rosa. Ficou muito bom!
Um abraço!