Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

Você procura por alguma receita específica? Digite a palavra-chave e clique em "pesquisar"

Carregando...

22 janeiro 2010

CALDINHO DE FEIJÃO COM ACOMPANHAMENTOS

Parece que o clima mundial está enlouquecido mesmo! Enquanto no Brasil está um calor danado, aqui o inverno está judiando da gente. Com temperatuta de -6oC e sensação térmica de -12oC nada melhor do que uma sopa bem quente pra amansar a tremedeira! O escolhido para tal missão foi um Caldinho de Feijão! Os que estão no Brasil, certamente não vão querer ver esta receita pela frente, mas guardem a dica porque vale a pena! A nossa receita é bem leve se comparada às tradicionais, que levam muita carne, bacon e linguiças gordurosas. E nem por isso menos saborosa, aliás, longe disso!



Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de feijão tipo carioquinha já demolhado
- cerca de 5 xícaras (chá) de água
- 1 cebola média cortada ao meio
- 2 dentes grandes de alho
- 250 g de peito de frango
- sal a gosto
- pimenta Chili seca ou pimenta calabresa a gosto
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada

Acompanhamentos:
- bacon cortado em cubinhos (com o mínimo possível de gordura)
- alho frito
- azeite ou molho de pimenta

Modo de Preparo:

- Numa panela coloque o feijão com 4 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo, panela tampada, e deixe cozinhar até que os grãos comecem a amolecer.
- Acrescente a cebola, o alho e o frango e cozinhe até que os grãos estejam bem macios e a cebola, o alho e o frango bem cozidos.
- Deixe amornar e bata no liquidificador, formando um creme.
- Volte este creme para a panela e acrescente mais água (nós acrescentamos cerca de 1 xícara de chá) até obter uma consistência cremosa, mas não muito grossa. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos.
- Tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente a salsinha e misture bem.

- Sirva em canecas com os acompanhamentos:
.Bacon: coloque uma folha de papel toalha sobre um prato. Despeje os cubinhos de bacon sobre o papel e cubra com outra folha. Leve ao microondas por cerca de 2 minutos, potência alta, ou até que os cubinhos estejam sequinhos.
.Alho: no Brasil eu sei que existe o alho já frito para comprar. Se você não encontrar, frite alho amassado em um pouco de azeite de oliva até que fique bem crocante e dourado.
.Azeite ou molho de pimenta: eu fiz meu azeite de pimenta em casa, com pimenta piri-piri, chili e alho. Você pode também usar molho de pimenta, por exemplo o Tabasco.

- Rendimento: 4 pessoas
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora
- Grau de dificuldade: ää

Tags: caldinho de feijão, caldo de feijão, sopa de feijão, creme de feijão, sopas e cremes e caldos, culinária brasileira, dificuldade fácil.

Nenhum comentário :