Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

01 setembro 2009

PETIT GÂTEAU

Após muita procura por esta receita no blog, o TUDO NA PANELA traz hoje o Petit Gâteau! Essa sobremesa é quase que unanimidade, tomou conta de praticamente todos os restaurantes brasileiros e são poucas as pessoas que conseguem resistir à combinação quente + frio, chocolate + baunilha. Apesar do nome francês, o Petit Gâteau é desconhecido na França. Na verdade foi criado por um erro de um chef de cozinha americano. A receita em si é bem simples e rápida. O segredo fica por conta do tempo de forno. O TUDO NA PANELA te dará todas as dicas pra fazer essa maravilha em casa!

Ingredientes:

- 250 g chocolate meio amargo picado
- 200 g manteiga em pedaços
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) açúcar
- 4 colheres (sopa) farinha

- manteiga e farinha para untar e enfarinhar as forminhas

Modo de Preparo:

- Em banho-maria, derreta o chocolate meio amargo.
- Acrescente a manteiga e vá mexendo até que derreta totalmente. Envolva bem o chocolate com a manteiga. Retire do banho-maria.
- À parte bata os ovos inteiros com o auxílio de um batedor manual. Acrescente o açúcar e bata bem até que fique com cor amarelo claro.
- Despeje esta mistura de ovos lentamente sobre o chocolate derretido, batendo rapidamente e sem parar para que o ovo não cozinhe.
- Acrescente a farinha de trigo, colher a colher, mexendo bem a cada adição, até que forme uma massa homogênea.
- Unte com manteiga e enfarinhe forminhas de muffin ou de cupcake (utilizamos forminhas de silicone para cupcake com 4,5 cm de base x 7,5 cm de abertura x 3,5 cm de altura). Para este tamanho de forminha, o rendimento foi de 11 unidades.
- Com o auxílio de uma concha, distribua a massa de chocolate nas forminhas, enchendo cada uma até 3/4 de sua capacidade.
- Pré aqueça o forno a 170oC por cerca de 15 minutos (é muito importante o forno estar bem aquecido antes de assar o Petit Gâteau).
- Acomode as forminhas numa assadeira e leve ao forno já aquecido por 6 a 7 minutos.

Observações e Dicas:
- O tempo de forno pode variar. A textura correta será quando o bolinho tiver formado uma casquinha na superfície, mas o centro estiver com aspecto de cru, ainda ligeiramente afundado e macio ao se apertar com o dedo.
- É importante ressaltar que, se o bolinho ficar tempo demais no forno ele irá cozinhar o seu interior, não sendo característico do Petit Gâteau. Se ficar pouco tempo, na hora de desenformar, ele quebrará, prejudicando a sua apresentação. Nos nossos testes, o tempo de forno foi de exatos 6 minutos.
- Asse apenas quando for consumir o Petit Gâteau. Prepare a receita inteira, encha as forminhas e embale uma a uma em plástico filme. Leve as forminhas ao freezer e congele. Quando for consumir, retire o número de forminhas que deseja cerca de 2 horas antes e deixe-as na geladeira. Pré aqueça o forno e asse por 6 a 7 minutos.
- É importante que o chocolate seja meio amargo, para que não fique muito doce e dê o contraste com o sorvete.
- Sirva com o sorvete de sua preferência (o tradicional é o sorvete de baunilha), com ou sem calda de sua preferência. Nós servimos apenas com sorvete, num prato polvilhado com cacau em pó.

- Rendimento: 11 unidades
- Tempo de Preparo: cerca de 40 minutos
- Grau de dificuldade: äää

Tags: sobremesa, doce, chocolate, petit gâteau, gateau, sobremesa quente, dificuldade médio.

Nenhum comentário :