Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

25 setembro 2009

FEIJOADA CARIOQUINHA RÁPIDA

O fim de semana está chegando e se o tempo estiver chuvoso ou meio friozinho melhor ainda pra fazer uma deliciosa Feijoada. Mas não estou falando daquela Feijoada tradicional, com feijão preto, carne seca, paio, etc (que aliás amo de paixão!). Hoje vamos falar de uma Feijoada com feijão carioquinha (mas pode usar o preto se preferir). O feijão carioquinha geralmente é o que sempre temos em casa (a não ser os cariocas, que já ouvi dizer que preferem o preto). Então o que fizemos: usamos o feijão do dia-a-dia, temperadinho bem gostoso, e acrescentamos algumas carnes de porco, enriquecendo essa maravilha. E está pronto! É só fazer uma saladinha, couve refogada e uma farofa bem rica, com ovo, cebola, linguiça, muito alho... nossa, olha a água na boca...


Ingredientes:

- 1 e meia xícara (chá) de feijão carioquinha
- 1 e meio litro de água
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 linguiça de porco defumada (cerca de 100 g) cortada em rodelas grossas
- 4 costelinhas de porco (cerca de 200 g)
- 300 g de lombinho de porco cortado em cubos grandes
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho amassados
- 1 e meia xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

- Deixe o feijão de molho de um dia para o outro na geladeira.
- Para cozinhar o feijão: despreze a água do demolho. Coloque o feijão em uma panela e despeje o 1,5 litro de água. Leve a panela ao fogo médio, panela semi-tampada e deixe ferver até que o feijão fique macio (cerca de 1 hora). Quando os grãos estiverem bem macios, destampe a panela e deixe o caldo engrossar, lentamente. Tempere com sal a gosto.
- Enquanto o feijão cozinha, tempere as carnes com sal e pimenta do reino a gosto.
- Numa outra panela grande aqueça o óleo. Acrescente as carnes e doure bem todos os lados.
- Quando as carnes estiverem bem douradas, afaste-as para os cantos da panela e no centro acrescente a cebola picada e o alho. Doure bem.
- Envolva as carnes com a cebola e o alho dourados.
- Acrescente a água (1 e meia xícara), abaixe o fogo e deixe cozinhar (panela tampada) por cerca de 30 minutos para que as carnes fiquem bem macias.
- Quando o feijão estiver pronto e as carnes bem macias, adicione as carnes ao feijão. Deixe cozinhar por mais cerca de 15 minutos.
- Sirva com arroz branco e/ou salada de folhas com vinagrete e/ou couve refogada e/ou farofa.

- Rendimento: 4 porções
- Tempo de preparo: cerca de 30 minutos
- Tempo de cozimento: cerca de 2 horas
- Grau de dificuldade: äää

Tags: feijoada branca, feijoada carioca, feijão com carnes, feijoada rápida, dificuldade média.

2 comentários :

MiriamK disse...

Nesta semana vem um amig jantar 4a. ou 5a. à noite. Quero fazer uma salada, um prato quente e uma sobremesa. Mas tem de ser tudo muito prático, senão não dá. você pode me sugerir uns dois cardápios para eu escolher e comprar os ingredientes já na segunda? Meu amigo gosta de coisas simples, mas saborosas. Obrigada

Ana Carolina disse...

Mi! Olha, vou te sugerir as receitas que acho mais fáceis:
- SALADA: Grega ou Panzanella (é só cortar tudo e temperar)
- PRATO PRINCIPAL: Quiche Folhada de Atum e Brie (porque você compra a massa folhada pronta e facilita bem o seu trabalho) ou o Camarão a Provençal (é o do logo da foto: muito fácil, pois o preparo é no forno). Mas, para este prato, você precisa fazer um arroz (também tem a dica na receita de arroz com vinho).
- SOBREMESA: Cheesecake com calda de Framboesa (cheesecake sem massa e se quiser facilitar troque a calda de framboesa por uma gelíea bem gostosa) ou a Torta Folhada de Maçã (mas só se não fizer a Quiche, senão é muita massa folhada - é muito fácil, pois você ajeita a massa folhada na fôrma, coloca as maças fatiadas e cruas, faz a mistura de creme de leite e leva no forno! Muito fácil!)
Beijos e bom jantar!
-