Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

07 agosto 2009

DUMPLING DE AMORA MERGULHADO EM CREME DE VANILLA

Dumplings... quem os inventou estava certamente inspirado e com muito bom humor... você certamente já os comeu, talvez com outro nome, talvez salgado, talvez doce, cozido, assado ou frito. Dumpling é um bolinho recheado. Na culinária chinesa, por exemplo, existe o guioza, aquele pastelzinho recheado com carne de porco e geralmente cozido no vapor.

A gente resolveu preparar uma versão doce. O bolinho por si só já é uma delícia. Mas, daí, tivemos a idéia de comê-lo quentinho mergulhado num creme bem gelado de vanilla. Como é época de frutas vermelhas aqui na Alemanha, quase que mais uma vez me rendi aos morangos. Mas, pensei: isso já está virando uma obsessão! Mal posso ver aquelas delícias vermelhinhas no supermercado que já saio comprando! Então, só para variar um pouco, resolvi rechear meus Dumplings com amoras. Ficou o máximo por dois motivos: primeiro porque o azedinho da amora ficou divino com o doce do creme de Vanilla; segundo porque na hora em que se parte o Dumpling, acontece uma erupção vermelha que se mistura deslumbrantemente com o creme de Vanilla. Ou seja: perfeito para os olhos e perfeito para o paladar!


Ingredientes:

Dumpling:
- 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo grande
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- raspas de 1 limão
- 250g de coalhada (pra quem está na Alemanha, use o Quark)
- 12 unidades grandes de amora fresca
- farinha de trigo extra para trabalhar a massa
- açúcar para passar as amoras

Sopa Creme de Vanilla:
- 1 litro de leite
- 1 fava de Baunilha
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1 unidade de canela em pau
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco

- canela em pó para decorar

Modo de Preparo:

Dumpling:
- Numa tigela coloque a farinha, o sal e o açúcar. Misture bem.
- Abra um espaço no centro destes ingredientes sólidos e acrescente o ovo, a manteiga, as raspas de limão e a coalhada.
- Vá envolvendo todos os ingredientes, misturando com as pontas dos dedos, até formar uma massa homogênea. Se estiver grudando nas mãos, acrescente um pouco mais de farinha, aos poucos. A massa deve ficar úmida, porém sem grudar muito nas mãos (mas cuidado para não colocar farinha demais, ela deve ficar úmida).
- Cubra com plástico filme e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Após descansada, trabalhe a massa dando o formato de um cilindro. Corte este cilindro em 12 rodelas iguais (corte ao meio, formando 2 pedaços, depois corte cada metade ao meio, formando 4 pedaços, corte então cada um desses pedaços em 3, formando 12 rodelas de mesmo tamanho).
- Para fazer o Dumpling: coloque uma rodela de massa na palma da mão e aperte delicadamente formando um círculo maior. Passe uma amora no açúcar e coloque-a no centro da massa. Feche a massa envolvendo a amora e vá enrolando como se fosse um brigadeiro, entre as palmas das mãos, formando uma bolinha recheada. Acomode esta bolinha numa assadeira enfarinhada. Faça este mesmo procedimento com todas as rodelas de massa.
- Leve ao forno para assar minutos antes de ser servida a sobremesa: forno médio (180oC), por cerca de 15 minutos ou até que os Dumplings estejam ligeiramente dourados.

Sopa Creme de Vanilla:
- Numa panela coloque o leite, as sementes e a fava já raspada de baunilha (abra a fava com uma faca bem afiada e raspe bem as sementes), o açúcar e a canela em pau.
- Leve a panela ao fogo e aguarde ferver.
- Quando ferver, retire a panela do fogo. Retire a fava de banilha.
- Dissolva a farinha no creme de leite e acrescente esta mistura aos ingredientes da panela, mexendo sem parar.
- Volte a panela ao fogo, mexendo sempre (de preferência com o auxílio de um batedor manual), até fever e encorpar. Após ferver, deixe por mais 2 minutos para que a farinha cozinhe bem.
- Quando pronto, passe o creme para uma tigela e cubra com plástico filme, deixando-o em contato com toda a superfície do creme para que não forme uma película.
- Deixe esfriar completamente e leve à geladeira para gelar bem.

Montagem:
- Sirva em prato frundo. Coloque 1 concha de creme de vanilla bem gelado. No centro acomode uma unidade de Dumpling (saída do forno, bem quente). Salpique com canela em pó e sirva imediatamente. A receita rende 6 porções e cada pessoa tem direito a 2 Dumplings. Sirva os demais à parte.

- Dicas:
.O recheio do Dumpling pode ser variado. Substitua a amora por: framboesa, ou morango, ou maçã com canela, ou pêra, ou um tablete de chocolate, ou 1 unidade de mini pêssego (inteiro, fresco e sem a semente).
.Após retirar a fava de baunilha do leite, lave-a em água corrente, deixe secar bem e coloque-a no seu pote de açúcar. Dá um aroma incrível.
.O Dumpling pode ser preparado de diversas formas. A nossa versão foi assada, mas ele pode ser cozido no vapor ou frito em imersão. Nós testamos esta receita no vapor e ficou ótimo também. Em fritura de imersão nós não testamos.

- Rendimento: 6 porções
- Tempo de Preparo: cerca de 1 hora
- Grau de dificuldade: ääää

Tags: Dumpling, bolinho doce recheado, sopa creme de vanilla, creme de baunilha, creme gelado, dificuldade difícil.

Nenhum comentário :