Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

28 julho 2009

PASTÉIS DE NATA PORTUGUESES


Que delícia colocar o Post de hoje! Você certamente já ouviu falar dos famosos doces portugueses! Não há como ir à Portugal e não cair na tentação de provar todas as maravilhas que eles sabem fazer. Dentre tantas delícias, em Lisboa encontra-se o tradicional Pastel de Belém, que é feito em apenas uma casa portuguesa. Esta fábrica é tradicionalíssima, é única em Portugal e produz essa perdição desde 1837. Ir à Belém e não passar por lá é quase um sacrilégio! Não é à toa que todos os dias as filas são enormes! E também não é à toa que você pede 2 pastéizinhos com uma xícara de café com leite, e, depois de provar o primeiro, você tem a sensação de que está no céu e logo se prontifica, antes de começar o segundo, a pedir mais alguns pro garçom. Pecado da gula! Desde que passei por essa experiência magnífica, de vez em quando me pegava sonhando com esses docinhos viciantes! Fuçando o blog Delicious:Days (blog maravilhoso que recomendo a todos!) achei uma receita bem simples e resolvi testar (com algumas mudancinhas!). Olha, não tenho a ousadia de dizer que são como os de Belém, mas posso afirmar que ficaram divinos! E, como não me aguento, fiz uma experiência com a receita que ficou simplesmente fantástica! Dá uma olhadinha!


Ingredientes:

- 400 g de massa folhada (eu já comprei a laminada; caso você compre em bloco, abra até formar um retângulo com cerca de 25 x 35 cm)
- meio litro de leite (500 ml)
- 1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 fava de baunilha
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 ovo inteiro
- 3 gemas peneiradas
- canela em pó para decorar

Modo de Preparo:


- Enrole a massa folhada no sentido do comprimento e embrulhe em plástico filme ou papel manteiga.
- Leve o rocambole de massa para o freezer e deixe por cerca de 20 minutos (a massa não pode congelar, apenas ficar bem firme).
- Enquanto a massa gela, prepare o creme: numa panela coloque o leite (reserve meia xícara de chá de leite para dissolver o amido), o açúcar, a pitada de sal e a manteiga.
- Com uma faca de ponta e bem afiada, faça um corte ao longo da fava de baunilha. Abra a fava e com a faca raspe bem, retirando todas as sementes. Coloque as sementes na panela com a mistura de leite. Coloque também a fava.
- Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Quando ferver, retire a fava (você pode deixá-la secar e colocar no seu pote de açúcar, dá um aroma incrível!).
- Dissolva o amido no leite reservado. Retire a panela do fogo e acrescente o amido dissolvido, mexendo sem parar até que todos os ingredientes se misturem bem. Volte a panela pro fogo e deixe até que o creme encorpe levemente, mexendo sempre.
- Deixe o creme esfriar bem.
- Quando estiver frio, acrescente o ovo inteiro previamente batido e as gemas peneiradas (lembrando que quando peneirá-las, não raspe o fundo da peneira!).


Montagem:
- Quando a massa estiver bem gelada, corte-a em 24 rodelas (corte ao meio; depois corte cada metade ao meio, formando 4 pedaços; corte cada um desses pedaços novamente ao meio, formando 8 pedaços; corte cada um desses pedaços em 3 rodelas, formando 24 rodelas idênticas).
- Com a ponta dos dedos, vá abrindo a massa para formar uma rodela maior e bem fininha, até que tenha cerca de 7 a 8 cm de diâmetro.
- Coloque cada rodela numa forminha (ou de empada, ou de muffin ou de silicone para cup cake), apenas untada com óleo, ajeitando para que a massa fique bem certinha na forminha.
- Despeje o creme até cerca de 2/3 da altura da massa.
- Leve ao forno médio (180oC), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que as bordas da massa estejam douradas e o creme bem gratinado.
- Sirva quente ou morno, salpicado com canela em pó.

Variação: a variação do TUDO NA PANELA ficou maravilhosa! Após ajeitar a massa na forminha, coloque um morango inteiro (limpo e bem lavadinho!). Acrescente o creme até 2/3 da altura da massa e leve para assar. Vira um delicioso Cupcake!


- Rendimento: 24 pastéis
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora (sem incluir tempo de forno)
- Grau de dificuldade: ääää
- Créditos da receita: Delicious:days

Nenhum comentário :