Que delícia colocar o Post de hoje! Você certamente já ouviu falar dos famosos doces portugueses! Não há como ir à Portugal e não cair na tentação de provar todas as maravilhas que eles sabem fazer. Dentre tantas delícias, em Lisboa encontra-se o tradicional Pastel de Belém, que é feito em apenas uma casa portuguesa. Esta fábrica é tradicionalíssima, é única em Portugal e produz essa perdição desde 1837. Ir à Belém e não passar por lá é quase um sacrilégio! Não é à toa que todos os dias as filas são enormes! E também não é à toa que você pede 2 pastéizinhos com uma xícara de café com leite, e, depois de provar o primeiro, você tem a sensação de que está no céu e logo se prontifica, antes de começar o segundo, a pedir mais alguns pro garçom. Pecado da gula! Desde que passei por essa experiência magnífica, de vez em quando me pegava sonhando com esses docinhos viciantes! Fuçando o blog Delicious:Days (blog maravilhoso que recomendo a todos!) achei uma receita bem simples e resolvi testar (com algumas mudancinhas!). Olha, não tenho a ousadia de dizer que são como os de Belém, mas posso afirmar que ficaram divinos! E, como não me aguento, fiz uma experiência com a receita que ficou simplesmente fantástica! Dá uma olhadinha!
Ingredientes:
- 400 g de massa folhada (eu já comprei a laminada; caso você compre em bloco, abra até formar um retângulo com cerca de 25 x 35 cm)
- meio litro de leite (500 ml)
- 1 xícara (chá) de açúcar (180 g)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 fava de baunilha
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 ovo inteiro
- 3 gemas peneiradas
- canela em pó para decorar
Modo de Preparo:
- Enrole a massa folhada no sentido do comprimento e embrulhe em plástico filme ou papel manteiga.
- Leve o rocambole de massa para o freezer e deixe por cerca de 20 minutos (a massa não pode congelar, apenas ficar bem firme).
- Enquanto a massa gela, prepare o creme: numa panela coloque o leite (reserve meia xícara de chá de leite para dissolver o amido), o açúcar, a pitada de sal e a manteiga.
- Com uma faca de ponta e bem afiada, faça um corte ao longo da fava de baunilha. Abra a fava e com a faca raspe bem, retirando todas as sementes. Coloque as sementes na panela com a mistura de leite. Coloque também a fava.
- Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Quando ferver, retire a fava (você pode deixá-la secar e colocar no seu pote de açúcar, dá um aroma incrível!).
- Dissolva o amido no leite reservado. Retire a panela do fogo e acrescente o amido dissolvido, mexendo sem parar até que todos os ingredientes se misturem bem. Volte a panela pro fogo e deixe até que o creme encorpe levemente, mexendo sempre.
- Deixe o creme esfriar bem.
- Quando estiver frio, acrescente o ovo inteiro previamente batido e as gemas peneiradas (lembrando que quando peneirá-las, não raspe o fundo da peneira!).
Montagem:
- Quando a massa estiver bem gelada, corte-a em 24 rodelas (corte ao meio; depois corte cada metade ao meio, formando 4 pedaços; corte cada um desses pedaços novamente ao meio, formando 8 pedaços; corte cada um desses pedaços em 3 rodelas, formando 24 rodelas idênticas).
- Com a ponta dos dedos, vá abrindo a massa para formar uma rodela maior e bem fininha, até que tenha cerca de 7 a 8 cm de diâmetro.
- Coloque cada rodela numa forminha (ou de empada, ou de muffin ou de silicone para cup cake), apenas untada com óleo, ajeitando para que a massa fique bem certinha na forminha.
- Despeje o creme até cerca de 2/3 da altura da massa.
- Leve ao forno médio (180oC), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que as bordas da massa estejam douradas e o creme bem gratinado.
- Sirva quente ou morno, salpicado com canela em pó.
Variação: a variação do TUDO NA PANELA ficou maravilhosa! Após ajeitar a massa na forminha, coloque um morango inteiro (limpo e bem lavadinho!). Acrescente o creme até 2/3 da altura da massa e leve para assar. Vira um delicioso Cupcake!
- Rendimento: 24 pastéis
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora (sem incluir tempo de forno)
- Grau de dificuldade: ääää
- Créditos da receita: Delicious:days
Nenhum comentário :
Postar um comentário