Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

30 abril 2013

PERU E SUAS DELÍCIAS

Estamos de volta!! O Peru é lindo demais, e completamente diferente do que sempre pensei! O país é muito pobre, e, não fosse suas belezas naturais, eu ficaria assustada em estar lá. O interior parece que parou no tempo, a maioria das pessoas são bem judiadas, a seca é muito grande, tudo é muito "marrom". Mas as riquezas naturais e a história presente em todos os lugares tornam o Peru um país fantástico!
Começamos a viagem por Cuzco. Uma cidade linda, com ruas muito estreitas e motoristas dirigindo loucamente para cima e para baixo. Ficamos dois dias para podermos visitar as redondezas. Recomendo bastante contratar um taxi pelo dia todo e passear na região e visitar ruínas próximas, as Salinas de Maras, etc.




Restaurante que recomendo em Cuzco é Inka Grill, na Praça das Armas. O ambiente é lindo e é possível experimentar algumas iguarias peruanas:
- Tamales: parece uma pamonha recheada, é maravilhoso!



- Coração de Boi: eu estava um pouco receosa, mas é delicioso! Vem acompanhado de tamales, bolinho de queijo e bolinho de arroz.




- Alpaca: foi minha carne favorita no Peru. É uma variação da lhama. A carne é clarinha, muito macia e saborosa. Neste restaurante veio acompanhada de um Risotto de Quinua. A quinua está para os peruanos como o arroz está para a gente. Vem como acompanhamento em quase todos os pratos.



 - Cuy (Porquinho da Índia): este eu experimentei um pedacinho. É gostoso, mas me deu um pouco de aflição. Neste restaurante que fomos o Cuy foi servido cortado, mas em outros lugares vem inteiro à mesa. Confesso que não curti ver o bichinho inteiro com um tomate na boca. O garçom quis fazer graça e me trouxe um inteiro na mesa. Parece uma ratazana, não rola, não é gente!!



Depois de Cuzco fomos para Machu Picchu. É fantástico! Vale a pena ficar um dia a mais para passear no trilho do trem e visitar uma cachoeira próxima.


Lá comemos alguns pratos típicos: Aji de Pollo (parece um Strogonoff apimentadinho, pois leva Aji - uma pimenta típica), Lomo Saltado, Alpaca, etc. O que chamou bastante minha atenção foi a Lúcuma, uma fruta típica de lá, ligeiramente farinhenta, com um leve sabor de baunilha. Bem gostosa!


Em Machu Picchu também comi uma Alpaca com Molho de Aguaymanto que estava fantástica. Aqui conhecemos como Physalis.
Restaurantes que recomendo em Machu Picchu: Pueblo Viejo e Inka Wasi.



De Machu Picchu fomos para Puno, na beira do Lago Titicaca. Lugar fantástico onde pudemos visitar a famosa Ilha de Uros, uma ilha artificial, flutuante, toda feita de totoras (tanto a base da ilha, como as casas, os barcos). O lugar é impressionante!



Em Puno comemos apenas no próprio hotel. Recomendo bastante o hotel Libertador Resort e Spa. Além da vista linda para o lago (todos os quartos têm vista para o lago), o hotel oferece um spa gostoso, com saunas e jacuzzi, além de um restaurante maravilhoso. Lá comi o Pastel de Choclo com carne de Cordeiro e Molho de Cogumelos. O milho é bem doce, mas a combinação é gostosa.


Nosso último destino foi Lima. A cidade é bem diferente do restante que conhecemos. Bem desenvolvida, parece São Paulo. Ficamos em Miraflores, um bairro delicioso à beira mar. Lá comemos no Mangos, um restaurante que fica em um shopping encrustado em uma pedra enorme na praia. O lugar é lindo e a comida deliciosa. Lá comemos o tão esperado Ceviche! Pedimos o Ceviche com Aji. Bem apimentado, mas delicioso, com polvo, peixe, camarões, vieiras e choclos. Maravilhoso!


Espero que tenham tido paciência para chegar ao final deste post (enorme!) e que tenham vontade de conhecer o Peru!






Nenhum comentário :