Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

07 julho 2012

SUKIAKI E OUTRAS DELÍCIAS JAPONESAS

Fim de semana passado uma amiga querida nos convidou para comer Sukiaki na casa dela. Quem preparou foram os pais dela, que são japoneses.
O Sukiaki é uma delícia e perfeito para dias frios e com muitos amigos. O princípio é o mesmo do Fondue e da Raclette: todos sentados à mesa, se servindo aos poucos. A panela vai à mesa, com um fogareiro, e as pessoas vão se servindo à vontade.
Leva carne, verduras e legumes (acelga, agrião, moyashi, brócolis), cogumelos, macarrão japonês. O tempero é geralmente preparado com shoyo, açúcar, sake e glutamato monossódico.
Tradicionalmente, na hora de comer, quebra-se um ovo cru no seu próprio bowl, batendo-o ligeiramente, e, em seguida, a pessoa deve se servir com o sukiaki (nós pulamos a parte do ovo :) ).


Além do Sukiaki, eles serviram Kamaboku - uma massinha de peixe fatiada bem fina. Era bem gostoso!


Fizeram também um bolinho de queijo dos deuses. A massa era de batata (pura batata), recheada com queijo, empanada e frita (a foto não ficou boa, infelizmente!).

Outro prato japonês que comemos como entrada foi o Tchawan Mushi. Tchawan é tijela e Mushi é banho-maria. Vem num copinho de chá, e é uma mistura de ovo batido temperado com konhako (um tipo de raiz, batata), shimeji, kamaboku e alga. Eles cobrem o potinho com plástico filme e cozinham em banho-maria. Delicioso!


Fran, estava tudo delicioso!! Obrigada e adorei conhecer mais sobre a culinária japonesa!



Um comentário :

Fabiana disse...

Que gostoso! adoro sukiyaki!