Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

23 março 2011

QUEIJOS E VINHO


Há tempos na França já se dizia: “para vender vinho, sirva queijo”. O casamento destes dois elementos é um clássico e, com a chegada deste friozinho, já começa a ser muito lembrado e perfeito para uma recepção entre amigos.

Porém, esta combinação não é tão simples como se imagina e as possibilidades são infinitas. Existem muitos tipos de queijo e é importante conhecer a composição de cada um. Segundo a especialista em vinhos e autora do livro “Wine with Food” Joanna Simon, o queijo é um alimento difícil já que geralmente é forte, com alto teor de gordura e de sal. “Pode ser também ligeiramente ácido ou até mesmo muito cremoso, revestindo a língua e dificultando a degustação”.

Marcelo Copello, editor chefe do site Mar de Vinho e um dos principais formadores de opinião sobre vinhos no Brasil, levanta alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração nesta harmonização:

- a temperatura dos queijos é tão importante quanto a temperatura dos vinhos, sendo ideal servi-los em torno de 18oC. Para isto, deve-se retirar os queijos de textura mole cerca de 30 minutos antes da geladeira e os de textura dura cerca de 2 horas antes.

- devem ser servidos sem a embalagem, sobre madeira ou porcelana. A casca não deve ser retirada.

- cada fatia deve conter todas as partes da peça (da casca ao centro).

- deve-se escolher ao menos cinco tipos de queijo, variando a matéria-prima (leite de vaca, cabra, ovelha e búfala), a consistência e o estágio de maturação (fresco, meia-cura e curado).

Como provavelmente numa recepção as pessoas não se preocuparão em seguir uma ordem de degustação e muito menos irão variar tanto os vinhos, ele sugere que se evite os extremos (queijos muito condimentados e vinhos muito encorpados):

- Minas, mussarela de búfala e cabra fresco: vinhos brancos leves e secos (Sauvignon Blanc, Riesling ou Chardonnay jovem e não barricado).

- Camembert e brie: vinhos brancos estruturados (Chardonnay barricado ou tintos leves como um Pinot Noir).

- Emmental, gouda, minas meia-cura: tintos de médio corpo (Merlot chileno ou Crianza espanhol).

- Parmesão, pecorino, minas curado: tintos tânicos e estruturados (Cabernet Sauvignon mais alcoólico).

- Gorgonzola, roquefort, stilton: Porto Ruby ou um Vintage novo.

Todas estas sugestões devem ser acompanhadas de pães neutros, como o francês, italiano, alemão ou o centeio. E, para a surpresa dos mais leigos, segundo o Marcelo, não se deve nunca servir os queijos acompanhados de uvas, não devendo nem mesmo ser usadas como decoração, para que não se corra o risco de serem consumidas: “a uva é ácida e compromete o sabor do vinho”. Em compensação frutas carnudas como pêra, pêssego e maçã vermelha, são bem vindas.

Para saber mais sobre o mundo dos vinhos, cursos e receitas, acesse o site do Marcelo Copello: Mar de Vinho - http://www.mardevinho.com.br/.

2 comentários :

Juliana disse...

Adorei saber mais sobre queijos e vinhos!

Anônimo disse...

Huummm essa é a minha praia. Muito bom. Com esse inverno antecipado já é tempo de se organizar as noites de queijos e vinhos.