Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

23 junho 2010

PAELLA TUDO NA PANELA

O TUDO NA PANELA está metido demais!! Pessoal, "ousamos" preparar uma Paella. Digo ousamos, pois não sou nenhuma expert em culinária espanhola e sempre achei que o prato mais difícil de se fazer em casa seria este. Mas não é! E a gente prova que mesmo sem a panela apropriada, sem ser espanhola, mas com muita cara e coragem é possível sim fazer em casa! Não ficou apenas bonito não, ficou delicioso!
A Paella é uma receita original de Valência, na Espanha. À base de arroz e frutos do mar, é temperada com açafrão. Com o tempo foi recebendo outros ingredientes e assim surgiram diversas variações deste prato: apenas com carnes, vegetariana, com carne e frutos do mar, peixe, entre outros.
A nossa versão é a mais simples possível e, como aqui na Alemanha é difícil comprar frutos do mar fresquinhos, utilizamos todos congelados. Mas, para quem tiver acesso fácil a estes ingredientes, nem pense nisso. Quanto mais fresco melhor! Para quem tiver a panela específica para este prato, ótimo. A gente não tinha, mas isto não foi um problema. Com uma frigideira alta e de preferência com tampa é possível fazer da mesma forma.


Ingredientes:

- suco de 1 limão
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 500 g de frutos do mar (lula em anéis, camarões pequenos, mariscos)
- 5 dentes de alho amassados
- 1 cebola média picada
- 1 pimentão vermelho (metade pique em cubinhos e metade corte em tiras, para enfeitar)
- 1 xícara (chá) de arroz (de preferência arbóreo)
- cerca de 2 e meia xícaras (chá) de caldo de legumes quente
- 0,2 g de açafrão (cerca de meia colher de café)
- sal e pimenta do reino a gosto
- 12 unidades de camarão grande para decorar (utilizamos já limpo, sem cabeça e sem casca)
- cebolinha picada para decorar

Modo de Preparo:

- Tempere os frutos do mar com o suco de limão e pimenta do reino.
- Na paellera ou numa frigideira alta aqueça o azeite.
- Acrescente o alho e a cebola e doure bem.
- Junte o pimentão em cubinhos e refogue até que fiquem ligeiramente macios.
- Acrescente os frutos do mar a este refogado e cozinhe ligeiramente.
- Junte o arroz e misture bem.
- Acrescente o caldo de legumes e o açafrão.
- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture.
- Acomode as tiras de pimentão sobre este cozido, decorando como quiser.
- Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar.
- Tempere os camarões grandes com limão, sal e pimenta a gosto.
- Quando o arroz estiver quase macio e ainda houver líquido, acomode os camarões grandes (se utilizar camarões com casca e cabeça, melhor aferventá-los anteriormente e colocar no final do cozimento).
- Tampe a panela novamente e deixe até que o arroz esteja macio e os camarões cozidos. Se for preciso, acrescente mais caldo.
- Salpique a cebolinha e sirva imediatamente.

Dicas:
*acrescente cubos de frango ou de peixe (de preferência cação), refogando-os no início do preparo.
*acrescente ervilha congelada ao refogado.
*utilize pimentão amarelo e verde para deixar mais colorido.

- Rendimento: 3 pessoas bem servidas
- Tempo de preparo: cerca de 40 minutos
- Grau de dificuldade: äää

4 comentários :

Anônimo disse...

Bom dia Carol!
Ficou muito bonito o prato e como você está propondo estou dando um pitaco, mas por favor entenda, eu tenho uma paellera, faço minhas paellas e posso lhe garantir uma coisa muto simples: a diferença que existe(porque existe,ok?) entre uma panela comum ou frigideira e uma paellera é que a paella, uma vez colocada a água como você já deve saber não se mexe mais aí o que acontece? Na panela comum ou frigideira o arroz coxinha por igual como qualquer arroz normalmente feito e na paellera por ela ser mais rasa nas beiradas a água seca primeiro que a água do meio e o arroz chega até mesmo a dar uma torradinha ficando bem mais sequinho que a parte do meio, daí vem "aquela dificuldadezinha" que você achou que havia e depois disse não tê-la percebido. O ponto MAIS IMPORTANTE para mim é exatamente a questão da QUANTIDADE DE ÁÁGUA que se coloca ( como no arroz caseiro normal)entende? Na panela você tem uma base porque o nível da água em toda a panela será o mesmo e na paellera o centro irá ter 5, 6 etc... vezes mais que na borda.
Se você for em alguma roça que tenha trator com arado tente comprar um DISCO DE ARADO, é baratinho, de repente até conseguirá de presente aí basta levá-lo a uma serralheria que eles soldam os furos(4) e colocam duas alças para você e terás uma paellera para o resto da vida. Qualquer dúvida se precisar meu email: mazolashow@oi.com.br .
Um abraço e não fique aborrecida meu intuito é só de ajudar, ok?
MAZOLA

Ana Carolina disse...

Mazola, vc está certíssimo! Aliás, ainda comprarei uma paellera, já é promessa antiga com minha mãe. O intuito da receita é mostrar que dá para fazer uma falsa Paella em casa, na frigideira, fica delicioso e o gostinho de Paella está ali, bem presente! O arroz grudadinho e as dificuldades de uma verdadeira Paella existe mesmo e é diferente desta versão, mas nem todo mundo pode ter ou compraria uma panela dessas em casa. É legal ter uma segunda opção para algo próximo e pro pessoal poder se divertir com uma falsa, porém honesta, noite espanhola em casa. :) Obrigada pela visita e gostei de saber um pouco mais sobre a Paella com vc! Pode palpitar sempre sim! um abç!

Anônimo disse...

Achei algo interessante:
Na língua Valenciana, a frigideira é chamada paella e é daí que vem o nome do mais famoso prato da cozinha espanhola. A paella, no mais, é uma frigideira na qual se eliminou o cabo e se colocou no seu lugar duas asas para suportar o peso do manjar.
Um erro muito comum é chamar o utensílio de "Paellera". A paellera na realidade é a mulher que prepara a Paella.

Ana Carolina disse...

Gente, que máximo esse comentário acima! Adorei saber! Abraço Anônimo, deixe seu nome da próxima vez!!