Você sabe o que é medida caseira? É uma forma de medir os alimentos sem precisar utilizar balança ou qualquer outro equipamento que faça uma mensuração exata. A maioria das pessoas está sempre correndo e o ato de cozinhar acaba sendo o último item de sua lista de prioridades. Ou seja, são pouquíssimas as pessoas que terão uma balança em sua cozinha e pesarão ingrediente por ingrediente.
Além disso, uma colher de sopa minha certamente não será igual à sua. Quando a receita indica "1 copo" de farinha, qual o tamanho de copo que devemos usar? Assim, para facilitar ainda mais as "medidas caseiras" existem utensílios chamados medida-padrão. Estes podem ser: colher (sopa, chá, etc), xícara, medidor de líquidos, entre outros.
O TUDO NA PANELA utiliza estas medidas no preparo das receitas. Desta forma, para que você não erre no preparo, seria interessante você ter o seu kit em casa. Esses utensílios não são caros e facilitam a sua vida na cozinha.
Como utilizar esses utensílios? Para utiliza-los corretamente, nós dizemos que a medida certa é a medida-rasada. Ou seja, esqueça aquela colher ou xícara de mãe. A medida certa é a do alimento ocupando até a borda do utensílio, sem ultrapassar e sem faltar. Uma técnica boa para não errar é:
- encha a colher ou a xícara com o ingrediente desejado.
- dê uma leve batidinha no fundo para o ingrediente se acomodar.
- preencha novamente se não tiver sido suficiente.
- tenha certeza de que o alimento não está ultrapassando a borda (passe uma faca, por exemplo, para retirar o excesso).
As medidas internacionais destes utensílios-padrão são:
COLHER:
. 1 colher (sopa): 15 ml
. meia colher (sopa): 7,5 ml
. 1 colher (chá): 5 ml
. meia colher (chá): 2,5 ml
XÍCARA:
. 1 xícara (chá): 240 ml
. meia xícara (chá): 120 ml
. 1/3 xícara (chá): 80 ml
. 1/4 xícara (chá): 60 ml
Parece trabalhoso, mas não é. Você apenas substituirá um utensílio simples por um padrão e terá certeza de que sua receita dará certo no final!
Um comentário :
Que bancana, Lola!!! Deve haver outras dicas do tipo pra ajudar a gente...pense, pense, pense, e publique...vai ajudar uma legião! Bjs.
Postar um comentário