Para abrir o índice de receitas salgadas ou doces, basta clicar nos links abaixo!

RECEITAS SALGADAS

RECEITAS DOCES

OS SEGREDOS NÃO SECRETOS DA COZINHA


Para imprimir ou arquivar nossas receitas, basta clicar no link "Print PDF" ao final de cada post!

30 outubro 2009

PUMPKIN PIE

Halloween, no Brasil conhecido como o Dia das Bruxas, é um evento comemorado quase que no mundo todo, mas principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Segundo registros, a primeira celebração ocorreu em 600a.C. e as tradições e brincadeiras foram mudando no decorrer do tempo. Tudo acontece entre o pôr do sol do dia 31 de outubro e o dia 1 de novembro. A diversão começa no pré-preparo, quando as famílias visitam os campos/ plantações de abóboras. Algumas são usadas para decoração e outras para o preparo da famosa Pumpkin Pie. As sementes também são aproveitadas como aperitivo, após secas e salgadas. Na noite de Halloween muitos se fantasiam (quanto mais horripilante melhor!) e adultos e crianças saem batendo de porta em porta pedindo doces. Hoje o TUDO NA PANELA vai te ensinar a fazer a Pumpkin Pie. A receita é de um casal, ele canadense e ela francesa, e é simplesmente divina!


Ingredientes:

Massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 2/3 de xícara (chá) de manteiga bem gelada e picada
- 3 a 4 colheres (sopa) de água gelada

Creme:
- 1 abóbora típica de Halloween
- 2 ovos inteiros
- 1 e meio copo de creme de leite fresco
- meia xícara (chá) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de canela em pó
- meia colher (chá) de gengibre em pó
- meia colher (chá) de noz moscada ralada
- 1 pitada de cravo em pó

Modo de Preparo:

- Antes de qualquer coisa, cozinhe a abóbora. Corte a abóbora ao meio e retire todas as sementes e fibras (reserve as sementes).
- Corte-a em pedaços menores e cozinhe-os em água abundante até que a polpa fique bem macia.
- Retire a polpa da casca e bata do liquidificador. Para a torta utilizaremos apenas 2 xícaras (chá) de purê. O restante você pode usar para fazer sopa, purê, um cozido com carne, outra torta, etc.

Massa:
- Numa tigela misture a farinha com a pitada de sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, vá esfarelando a manteiga juntamente com a farinha, formando uma farofa úmida. Continue apertando esta farinha até que ela comece a se unir. Acrescente a água gelada, se necessário, até que se forme uma "bola de massa", não grudenta e ligeiramente quebradiça.
- Leve a massa à geladeira, enrolada em filme plástico, e deixe-a descansar por cerca de 30 minutos.

Creme:
- Enquanto a massa descansa prepare o creme.
- Numa tigela bata os dois ovos até que fiquem bem claros e aerados. Acrescente o purê de abóbora (2 xícaras de chá), o creme de leite, o açúcar e misture bem.
- Tempere este creme com os demais ingredientes. Prove e veja se o sabor está de acordo com o seu paladar. Se quiser acrescente mais especiarias (noz moscada, canela, gengibre ou cravo).

Montagem:
- Numa superfície lisa ligeiramente enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo (abra até cerca de 30cm de diâmetro, e cerca de 3 mm de espessura).
- Utilizamos uma fôrma antiaderente com fundo removível com 22 cm de diâmetro. Mas se você tiver em casa a fôrma própria de torta americana, melhor ainda (neste caso talvez você precise de menos massa).
- Aberta a massa, enrole-a no rolo e, delicadamente, transporte-a para a fôrma. Vá desenrolando e soltando a massa, acomodando-a na fôrma.
- Com o auxílio de um garfo, faça furinhos no fundo da massa.
- Despeje o creme de abóbora sobre a massa.
- Com uma faca, retire o excesso de massa, acertando as laterais. Com esse restinho de massa você pode fazer moldar folhinhas, assá-las e utilizar como decoração da torta.
- Leve a torta ao forno médio (180oC), preaquecido, por cerca de 50 minutos a 1 hora, ou até que, enfiando-se um palito, o mesmo saia apenas úmido, sem creme. As bordas de massa também devem estar douradas.
- Sirva com chantilly.

- Dica: aproveite as sementes! Lave bem as sementes, retirando todas as fibras. Seque-as com papel toalha e deixe numa assadeira aberta de um dia para o outro. Salpique sal e asse por cerca de 20 minutos ou até que fiquem ligeiramente douradas e crocantes. Use como aperitivo ou como ingrediente de pão caseiro (salpique a superfície do pão) ou use sobre saladas (fica crocante, uma delícia!).

- Rendimento: 8 fatias
- Tempo de preparo: cerca de 1 hora
- Tempo de forno: 1 hora
- Grau de dificuldade: ääää
- Créditos da receita: Peter Legris e Lorene Bourgeois

Tags: pumpkin pie, torta de abóbora, culinária americana, dificuldade difícil.

Nenhum comentário :